Meio Ambiente

Brasl é o sexto país que mais polui

A Organização das Nações Unidas apresentou ontem (1º), durante a Conferência Climática da ONU, COP 17, em Durban, na África do Sul, o ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundial. Cinco países são responsáveis por mais da metade de todas as emissões de carbono liberada

Redação/ Agência
02/12/2011 14:21
Visualizações: 363
A Organização das Nações Unidas apresentou ontem (1º) o ranking dos maiores emissores de gases de efeito estufa mundial. Cinco países são responsáveis por mais da metade de todas as emissões de carbono liberadas na atmosfera. São eles: China, Estados Unidos, Índia, Rússia e Japão. Logo em seguida estão Brasil, Alemanha, Canadá, México e Irã.

A lista foi divulgada durante a Conferência Climática da ONU, COP 17, em Durban, na África do Sul. Responsável pelas análises, a empresa britânica Maplecroft aponta que a grande quantidade de países emergentes nas primeiras colocações deve-se, também, à velocidade com que estas nações têm se desenvolvido e como isso tem multiplicado os níveis de poluição.

As medições foram feitas em megatoneladas de CO2-equivalente, que consiste na junção do gás carbônico com outros gases que armazenam calor, como o metano, emitido principalmente por causa do lixo, e o óxido nitroso. A China foi responsável por 9.441 megatoneladas de CO2e, enquanto o Brasil emitiu 1.441 megatoneladas.

O uso de combustíveis fósseis ainda é a principal causa das emissões de gases de efeito estufa. Mesmo que as energias renováveis venham ganhando espaço, o petróleo e o carvão ainda são as principais fontes em muitos países.

Apesar de haver negociações e acordos pela redução das emissões, esse objetivo não deve ser alcançado rapidamente, avalia o analista Chris Laws, da Maplecroft. “É improvável que a tendência de aumento das emissões de gases de efeito estufa seja mitigada em médio e longo prazos”, declarou.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19