ONS

Brasil tem sobra de energia

Jornal do Commercio
12/11/2009 13:47
Visualizações: 34
Diferentemente do racionamento de 2001, quando o País teve de economizar energia para evitar apagões, o Brasil passa hoje por um momento de sobre-oferta de energia, por conta das fortes chuvas que caíram durante o inverno e da queda no consumo provocada pela crise financeira.
 
 
Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios das hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste, principal pulmão do setor elétrico, estavam com 68,8% de sua capacidade de armazenamento na terça-feira. O volume é 18,2 pontos percentuais superior ao verificado no dia 10 de novembro de 2008, o que significa que o estoque de energia no sistema é hoje 34,8 mil megawatts médios maior do que o daquele dia.


O volume armazenado nas usinas do Sudeste/Centro Oeste na última terça-feira era 44,1pontos pecentuais acima do nível mínimo de segurança estabelecido para esta época do ano. Para especialistas, o cenário indica que não há riscos de suprimento pelo menos pelos próximos dois anos. Em agosto de 2001, já após o início do racionamento, as hidrelétricas das regiões Sudeste/Centro Oeste estavam com 26,7% de sua capacidade de armazenamento de energia. Naquela época, o Brasil sofria com a falta de chuvas do ano anterior, além de anos de baixo investimento em hidrelétricas.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13