Evento

Brasil tem protagonismo tecnológico subsea

SPE Brazil Subsea Symposium discutirá os avanços indústria de O&G brasileira no segmento subsea, rumo à transição energética.

Redação TN Petróleo/Beatriz Cardoso
17/11/2023 17:39
Brasil tem protagonismo tecnológico subsea Imagem: Divulgação Visualizações: 1742 (0) (0) (0) (0)

O maior evento técnico do país como foco nos sistemas submarinos de desenvolvimento da produção de petróleo e gás, a terceira edição do SPE Brazil Subsea Symposium, que se realizará nos dias 28 e 29 de novembro, vai ‘mergulhar fundo’ no tema, mirando o futuro do setor e seu protagonismo na transição energética.
É o que está expresso no mote do evento, Paving the path for Brazil to become worldwide reference in subsea O&G and energy Transition, organizado pela Society of Petroleum Engineer (SPE) Seções Brasil e Macaé, e que tem o patrocínio da Petrobras - Governo Federal - Brasil - União e Reconstrução" (Diamond), PRIO, Baker Hughes e TechnipFMC (Silver), SLB One Subsea, Tracerco, Subsea7, Halliburton, 4Subsea E McDermott (Bronze), e o apoio de mídia da TN Petróleo.

“O desafio de eventos como esse é manter a qualidade técnica ano após ano, fazer com que os profissionais larguem seus afazeres por dois dias e mergulhem à fundo nas discussões e reflexões. Isso é uma tarefa hercúlea, ainda mais depois da overdose virtual que tivemos durante a pandemia”, pontua o chair do SPE Brazil Subsea Symposium, João Guandalini, gerente de Inovação da Foresea.

Ele destaca como uma das novidades dessa edição, o incentivo às empresas par que enviem os  jovens profissionais da área. “Criamos um pitch de startups subsea pois temos um enorme desafio pela frente e precisaremos de novas cabeças, com ideias disruptivas”, destaca Guandalini. “Muita da segurança energética que o mundo precisará para fazer a transição energética virá de projetos subsea de grande porte, como os que fazemos aqui, como também dos tiebacks e dos projetos de aumento incremental da produção”, complementa.

Saiba mais sobre a programação aqui https://subsea-symposium.spebrasil.org/

A co-chair da sessão "Oportunidades para Criação de Valor em Projetos Subsea de Grande Porte", Elaine Murphy, Brazil Sales Manager da OneSubsea/SLB, salienta que o evento promete discussões provocadoras sobre temas essenciais na indústria subsea brasileira, incluindo novas tecnologias, oportunidades na transição energética e o papel das operadoras independentes.

“Na  sessão que lidero ao lado de Rick Wincheski, da Shell, vamos reunir operadores e fornecedores, que vão proporcionar uma visão abrangente das operações subsea, apresentando desafios, responsabilidades e oportunidades ao longo do ciclo de desenvolvimento”, salienta. “Os participantes obterão perspectivas valiosas sobre tecnologias inovadoras, práticas sustentáveis e abordagens estratégicas para otimizar projetos subsea de grande importância”, agrega. 

Elaine Murphy também aposta no papel chave que o segmento subsea terá na garantia de segurança energética nos curto e longo prazos, expandindo as fronteiras do mundo subsea para um futuro energético mais sustentável. “Como indústria, devemos reduzir as emissões associadas aos sistemas de energia tradicionais, otimizar operações, eliminar queimas, eletrificar ativos offshore por meio de soluções subsea, reduzir a pegada de carbono das instalações offshore e utilizar o subsea para facilitar a captura e armazenamento de carbono. As possibilidades para o Subsea são infinitas”, conclui.

Serviço:
SPE Brazil Subsea Symposium
Data: 28 e 29 de novembro de 2023
Local: Windsor Flórida - R. Ferreira Viana, 81 - Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
https://subsea-symposium.spebrasil.org/
 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Oil States assina novos contratos com a Subsea7
02/07/25
Sustentabilidade
Congresso Sustentável CEBDS 2025 reúne 300 pessoas em Belém
02/07/25
Energia Elétrica
Com bandeira vermelha em vigor desde junho, energia reno...
02/07/25
Amazonas
Super Terminais e Governo do Amazonas anunciam primeira ...
02/07/25
Transição Energética
CCEE reforça protagonismo na transição energética durant...
02/07/25
Biodiesel
Indústria doa equipamentos para fortalecer fiscalização ...
02/07/25
Macaé Energy
Licença Prévia do projeto Raia é celebrada na abertura d...
02/07/25
Hidrelétricas
GE Vernova garante pedido de Operação & Manutenção nas u...
01/07/25
Energia Solar
GoodWe e Fotus miram liderança em mercado bilionário no ...
01/07/25
Oportunidade
Auren Energia abre inscrições para Programa de Estágio 2025
01/07/25
Etanol de milho
Reconhecimento internacional do etanol de milho para pro...
01/07/25
Resultado
Maio registra recorde nas produções de petróleo e de gás...
01/07/25
Sustentabilidade
Binatural conquista certificação internacional em susten...
01/07/25
Firjan
Produção de petróleo na porção fluminense da Bacia de Ca...
01/07/25
ANP
Divulgado o resultado final do PRH-ANP 2025
01/07/25
Evento
Maior congresso técnico de bioenergia do mundo reúne 1,6...
01/07/25
Energia Eólica
Nova MP não será suficiente para conter impactos pervers...
30/06/25
Combustíveis
Gasolina cai só 0,78% em junho, mesmo após reajuste de 5...
30/06/25
Evento
Brasil avança na transição energética com E30 e B15 e re...
30/06/25
Fiscalização
ANP divulga resultados de ações de fiscalização em 12 un...
30/06/25
Pessoas
Patricia Pradal é a nova presidente da Chevron América d...
30/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.