Investimentos

Brasil precisa atrair investidor externo e financiamento privado, diz Eletrobras

Reuters, 21/06/2017
21/06/2017 14:16
Visualizações: 376

O Brasil precisa atrair investidores internacionais e financiamento privado para garantir a retomada do crescimento econômico e o desenvolvimento de projetos de infraestrutura, disse o presidente da estatal, Wilson Ferreira Jr., para quem o país necessita retomar uma trajetória "sustentável" na condução da economia.

Ele defendeu as reformas econômicas que o governo Temer tem buscado promover, incluindo uma agenda de privatizações que deverá incluir a venda de distribuidoras de eletricidade e outros ativos da Eletrobras, como fatias em usinas de geração e linhas de transmissão.

Ferreira disse ainda que houve "exageros" nas políticas econômicas do país nos últimos anos, como a concessão de muitos subsídios e crédito barato do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

"É um momento diferente... depois que a gente faz as maluquices que fizemos, você não tem muito jeito, tem que voltar... voltamos à base, para ter um cenário sustentável", disse o executivo, ao participar na quarta-feira de jantar com investidores da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).

O presidente da Eletrobras, que antes de assumir a elétrica comandou por anos a privada CPFL Energia, defendeu que o país precisará de capital privado e estrangeiro para voltar a crescer, dado o estrangulamento das finanças públicas.

"Precisa trazer investidor privado. Tem que trazer o investidor de fora para a privatização... o investimento tem que ser privado, e o financiamento tem que ser privado sem subsídio."

Ele afirmou que um "bom exemplo" de como é possível atrair investidores foi dado na última licitação realizada pelo governo em abril para concessões de linhas de transmissão de eletricidade. O certame foi bem-sucedido e fechou contratos para a construção de 12,7 bilhões de reais em novas linhas de energia.

"Tem que ter taxas dignas de retorno", afirmou, lembrando que o governo federal trabalhou em conjunto com o Banco Mundial para chegar ao modelo que definiu as receitas que seriam oferecidas aos investidores no leilão.

Ele também ressaltou que esse último leilão "não teve a Eletrobras fazendo maluquices" e nem créditos subsidiados pelo BNDES, dois fatores que impulsionaram os resultados de licitações no setor elétrico no passado.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19