Redação/Assessoria
O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) lançaram a 4ª Chamada Coordenada Brasil-União Europeia em Tecnologias da Informação e Comunicação, com o objetivo de incentivar o avanço tecnológico e a inovação, além da formação de recursos humanos em Internet das Coisas, computação em nuvem e redes 5G.
Consórcios formados por universidades, institutos de pesquisa e empresas nacionais e europeias podem submeter propostas até 14 de março.
Serão selecionados seis projetos de pesquisa e desenvolvimento nas áreas de Internet das Coisas, computação em nuvem e redes 5G.
Brasil e União Europeia vão investir 16 milhões de euros, o equivalente a R$ 52 milhões, em projetos com duração de três anos. As propostas devem ser apresentadas por consórcios formados por institutos de pesquisa, universidades e empresas brasileiras e europeias.
As chamadas coordenadas Brasil-União Europeia começaram em 2010 e já somaram investimentos de 25 milhões de euros ou R$ 81 milhões. Entre os projetos apoiados estão biossensores para detecção de doenças tropicais, uma plataforma para compartilhamento de dados de biodiversidade e sensores usados na linha de produção de indústrias automobilísticas.
O edital está publicado em https://www.rnp.br/pesquisa-e-desenvolvimento/editais.
Fale Conosco
21