Biocombustíveis

Brasil e Moçambique formalizarão acordo de cooperação

Brasil e Moçambique vão formalizar nesta semana um acordo de cooperação para produção de biocombustíveis. A informação é do chefe da divisão de África 2 do Ministério das Relações Exteriores, Luciano Macieira, que acrescentou que o presidente do país africano, Armando Guebuza, se enc

Agência Brasil
06/09/2007 03:00
Visualizações: 151
O protocolo, que deverá ser assinado nesse encontro, abrirá a possibilidade de novos pactos específicos futuros, segundo Maceira. “A partir da assinatura desse instrumento ficam abertas as possibilidades de serem elaborados projetos que envolveriam transferência de tecnologia, a vinda de técnicos moçambicanos para formação de quadros e uma série de atividades em torno da consolidação de um mercado de biocombustíveis em Moçambique”, disse.

Os dois países também deverão firmar um protocolo de consultas políticas, com o objetivo de facilitar futuras parcerias em negociações nos fóruns internacionais, e formalizar projetos conjuntos nas áreas de construção de cisternas e de educação à distância, ambos conduzidos pela Agência Brasileira de Cooperação.


Segundo Macieira, o presidente moçambicano também se encontrará com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados, do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça. Guebuza será homenageado hoje (5) com um jantar no Museu Afro-Brasil, oferecido pelo governador José Serra. E participará na sexta-feira (7), como convidado de honra, das comemorações do Dia da Independência.


Em 2006, o Brasil exportou para Moçambique aproximadamente US$ 35,2 milhões e importou apenas US$ 15,9 mil. Entre os principais produtos exportados estão carne de frango, tratores e produtos hospitalares. Já Moçambique vendeu derivados de fumo para o Brasil.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13