Reunião

Brasil e Bolívia discutem perspectivas no setor de energia

Redação TN Petróleo/Assessoria MME
14/06/2021 13:03
Visualizações: 348

PublicidadeRepresentantes do Brasil e da Bolívia participaram, em 10 e 11 de junho, da VI Reunião do Comitê Técnico Binacional Brasil-Bolívia. O comitê é o principal mecanismo de diálogo e cooperação entre os dois países no setor de energia e busca promover a integração e complementação energética, além de discutir novos projetos e oportunidades de cooperação.

O grupo de trabalho de Eletricidade foi coordenado, do lado brasileiro, pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Paulo Cesar Domingues, e, do lado boliviano, pelo vice-ministro de Eletricidade e Energias Alternativas do Ministério de Hidrocarbonetos e Energias, José María Romay Bortolini. As conversações e o intercâmbio de informações centraram-se em dois temas: os estudos de inventário hidroelétrico do rio Madeira e a integração elétrica entre os dois países.

Também participaram do grupo de trabalho de Eletricidade, diretores e técnicos dos dois ministérios, representantes dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, a Eletrobras, a Empresa Nacional de Electricidad (ENDE) e a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

O grupo de trabalho de Hidrocarbonetos foi coordenado, respectivamente, pelo secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, José Mauro Coelho, e pelo vice-ministro de Industrialização, Comercialização, Transporte e Armazenagem do Ministério de Hidrocarbonetos e Energias da Bolívia, Willan Donaire. A reunião serviu para a renovação do diálogo e do intercâmbio sobre o mercado de gás natural.

A mesa técnica de Hidrocarbonetos contou, ainda, com a participação de representantes dos ministérios das Relações Exteriores dos dois países, da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) e GTB.

A ocasião serviu para troca de informações atualizadas, em contexto marcado pela redefinição do mercado de gás natural no Brasil, na esteira da aprovação e regulamentação da nova lei do gás. Foram discutidos aspectos relativos à importação de gás natural da Bolívia por agentes privados brasileiros, à importação de GLP pelo Brasil e às oportunidades decorrentes da abertura do setor brasileiro de "downstream".

Os ministros de Energia do Brasil e da Bolívia deverão se reunir, em breve, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia, para dar seguimento às conversações.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19