Espírito Santo

BR inicia a construção de rede de distribuição de gás natural

A Petrobras Distribuidora iniciou ontem, quinta-feira (17/07), a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O empreendimento possui uma extensão de 60 quilômetros de dutos, com capacidade para trans

Agência Petrobras
18/07/2008 12:50
BR inicia a construção de rede de distribuição de gás natural Visualizações: 806 (0) (0) (0) (0)

A Petrobras Distribuidora iniciou ontem, quinta-feira (17/07), a construção da rede de distribuição de gás natural canalizado dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo. O empreendimento possui uma extensão de 60 quilômetros de dutos, com capacidade para transportar 600 mil m³/dia de gás natural, que serão destinados às indústrias, aos postos de combustíveis e estabelecimentos comerciais dos dois municípios capixabas.

 

O projeto deverá consumir investimentos da ordem de R$ 50,3 milhões e tem conclusão prevista para o fim do ano de 2009. As duas cidades foram escolhidas em função do potencial econômico da região e das prioridades determinadas pelo plano de desenvolvimento do estado para 2025. Estiveram presentes à cerimônia de lançamento da obra o presidente da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, o secretário Estadual de Desenvolvimento, Guilherme Dias e representantes de órgãos públicos dos dois municípios.

 

Desenvolvimento e competitividade

 

Durante a solenidade realizada em Cachoeiro do Itaperim e assistida por cerca de 200 pessoas, o presidente da Petrobras Distribuidora, José Eduardo Dutra, afirmou que o clima de parceria entre a companhia e o governo do Espírito Santo possibilita a alavancagem do desenvolvimento industrial na região. "Estamos fazendo história neste momento, ao contribuir para que capixabas e brasileiros tenham uma melhor condição de vida nas próximas gerações."

 

O governador Paulo Hartung, por sua vez, lembrou que sem energia não há desenvolvimento e que este tem que ser partihado. "Também temos que diversificar a economia, fazer desenvolvimento sustentável e recuperar os investimentos feitos anteriormente. Por isso, estamos fincando novamente Cachoeiro como pólo econômico do nosso estado", declarou.

 

Os 60 km da rede de distribuição dos municípios de Itapemirim e Cachoeiro do Itapemirim compreendem o trecho entre a estação do gasoduto Cabiúnas-Vitória, em Itapemirim, e a localidade de Monte Líbano, em Cachoeiro e deverão gerar inúmeros benefícios para a região, considerada o principal centro econômico do sul do Espírito Santo.

 

O gasoduto a ser construído pela BR foi planejado de modo a minimizar as interferências no entorno de seu traçado e já possui autorização de instalação dos órgãos ambientais dos governos estadual e federal. A tubulação – produzida com 50% em aço e 50% em polietileno, diâmetro de oito polegadas e profundidade de instalação entre 1,5 e 2,0 metros – disporá de equipamentos de segurança como conjuntos de monitoramento e proteção anti-corrosão, odorização do gás natural e sinalização da área onde o duto será enterrado. Em seu período de maior intensidade, a obra deverá gerar cerca de 120 empregos diretos.

 

A Petrobras Distribuidora atua no segmento de distribuição de gás natural no Espírito Santo há 15 anos e é responsável atualmente pelo atendimento a 26 postos de combustíveis, 140 estabelecimentos comerciais, 11.000 unidades residenciais e 27 indústrias, o que corresponde a um volume de fornecimento mais de 2 milhões de m³ de gás natural diariamente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
Resultado
PPSA encerra 2024 com lucro de R$ 28,8 milhões
28/04/25
Seminário
Estaleiro Mauá realiza Seminário Soluções e Inovações de...
28/04/25
Etanol
Hidratado e anidro fecham a semana em baixa
28/04/25
Etanol
MG deverá colher 77,2 milhões de toneladas de cana na sa...
28/04/25
Bunker
Petrobras e Vale celebram parceria para teste com bunker...
25/04/25
Pessoas
Thierry Roland Soret é o novo CEO da Arai Energy
25/04/25
Combustível
ANP concede autorização excepcional para fornecimento de...
25/04/25
Sísmica
ANP aprova aprimoramento de normas sobre dados digitais ...
25/04/25
RenovaBio
Regulação do RenovaBio trava o mercado e ameaça metas de...
25/04/25
Bacia de Santos
Oil States do Brasil fecha novo contrato com a Petrobras...
24/04/25
Oportunidade
Últimos dias para se inscrever no programa de estágio da...
24/04/25
ESG
Necta Gás Natural reforça compromisso com princípios ESG...
24/04/25
Investimentos
Bahia vai receber fábrica de metanol e amônia verdes e o...
24/04/25
Pré-Sal
Parceria entre CNPEM e Petrobras mira uso do Sirius para...
24/04/25
Meio Ambiente
Porto do Açu e Repsol Sinopec Brasil assinam acordo para...
23/04/25
Combustíveis
Gasolina em Alta: Como o Preço do Petróleo e do Dólar In...
23/04/25
Diesel
Após reajuste da Petrobras, preço do diesel volta a cair...
23/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22