Exportação

Bolívia vai vender gás natural ao Paraguai

Gazeta Mercantil
17/12/2008 05:11
Visualizações: 315

A Bolívia assinou um acordo para exportar gás natural e gás liqüefeito de petróleo (GLP) ao Paraguai, disse um membro do Ministério de Energia à Reuters. Ele não deu detalhes sobre prazos ou volumes.

 

Ainda que a Bolívia venha enfrentando dificuldades para atender à demanda de Argentina e Brasil por gás, o funcionário do ministério disse que o país tem confian-ça de que a produção de hidrocarbonetos crescerá significativamente em 2009. “Vamos produzir mais por meio do aumento da produção em alguns campos existentes, mas também através de outros campos novos”, disse.

 

A Bolívia produz cerca de 40 milhões de metros cúbicos de gás natural por dia. A maior parte desse volume é exportada para Brasil e Argentina.

 

O presidente Evo Morales nacionalizou o setor de energia da Bolívia em maio de 2006 para aumentar a receita estatal oriunda das vastas reservas de gás do país - as segundas maiores da região, atrás apenas da Venezuela. Após meses de negociações, todas as empresas de energia com investimentos na Bolívia concordaram no fim de 2006 em pagar mais impostos e manter as operações no país sul-americano, cumprindo as novas regras do governo. Mas recentemente o governo tem reclamado que as empresas estrangeiras não estão investindo para aumentar a produção. A administração prometeu, com isso, colocar até US$ 1,5 bilhão no próximo ano em campos novos e já existentes por meio da estatal YPFB.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19