Cooperação

BNDES sedia encontro para fomentar negócios entre Brasil e Noruega

O BNDES e o Instituto Norueguês de Garantia para Créditos à Exportação (GIEK) assinam nesta sexta-feira (18), um acordo para estreitar a cooperação entre as duas entidades e abrir caminho para a ampliação dos negócios entre as empresas do Brasil e da Noruega.

Redação
18/02/2011 14:55
Visualizações: 264
O BNDES e o Instituto Norueguês de Garantia para Créditos à Exportação (GIEK) assinam nesta sexta-feira (18), um acordo para estreitar a cooperação entre as duas entidades e abrir caminho para a ampliação dos negócios entre as empresas do Brasil e da Noruega.


O memorando de entendimento entre o BNDES e o GIEK foi assinado durante o Encontro Brasil-Noruega: Alternativas de Financiamento para Cooperação Internacional e Desenvolvimento de Novos Negócios. A reunião aconteceu nesta manhã na sede do BNDES. Assinaram o documento o vice-presidente do BNDES, Armando Mariante, e a presidente do GIEK, Wench Nistad.


Por meio do documento, as duas entidades abrem caminho para o desenvolvimento de futuros negócios em cooperação com bancos comerciais brasileiros e noruegueses.


O evento contou com a participação da Petrobras, de instituições norueguesas como o DnBNOR (principal grupo de serviços financeiros da Noruega), da organização governamental Innovation Norway (responsável pela promoção de um melhor ambiente de negócios e por ações de desenvolvimento industrial), além de várias empresas de ambos os países.


De acordo com o último levantamento feito pelos representantes da indústria norueguesa instalada no Brasil, cerca de US$ 25 bilhões já foram investidos pelos noruegueses no País.


Estima-se que o maior volume tenha sido investido na última década. Os setores de petróleo e gás, indústria naval, mineração, refino e fertilizantes foram os que receberam os maiores aportes.


A cooperação entre os países não se restringe aos setores da indústria acima citados. Destacam-se ainda as iniciativas conjuntas na área de meio ambiente, diplomacia, segurança internacional e a participação efetiva do governo norueguês no Fundo Amazônia.


Em 2009, o governo da Noruega se comprometeu a doar o equivalente a cerca de US$ 1 bilhão para o fundo, cujo objetivo é apoiar iniciativas de combate ao desmatamento. O dinheiro está sendo liberado de acordo com o cumprimento das metas de redução do desmatamento pelo governo brasileiro.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19