Biotecnologia

Biodiesel é produzido ao vivo em evento da Embrapa

A Embrapa Agroenergia está produzindo biodiesel utilizando álcool etílico e óleo de pinhão manso, na VII Ciência para a Vida, Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa, que acontece de 24 de abril a 2 de maio, na sede da Empresa em Brasília/DF.

Redação/ Agências
26/04/2010 09:17
Visualizações: 985

 A Embrapa Agroenergia está produzindo  biodiesel utilizando álcool etílico e óleo de pinhão manso, na VII Ciência para a Vida, Exposição de Tecnologia Agropecuária da Embrapa, que acontece de 24 de abril a 2 de maio, na sede da Empresa em Brasília/DF.

 


Está sendo usado um reator, que é totalmente de vidro, para que o público perceba o que realmente acontece durante a reação que transforma o óleo em biodiesel. Nessa reação, explica a pesquisador Simone Mendonça, as pessoas poderão conhecer o método de produção do biodiesel - a transterificação - que é o processo que transforma o óleo em biodiesel.


“O que estamos fazendo é um pouco diferente neste momento. Estamos utilizando o etanol, que é renovável e tem várias vantagens ambientais para manipulação e para os próprios trabalhadores, ao invés do metanol que é normalmente utilizado em 98% das usinas”, ressalta a pesquisadora.


A reação com o etanol é mais complicada, mas os cientistas da Embrapa Agroenergia já conseguiram e estará sendo demonstrada. Dentre as razões para que o etanol ainda não seja utilizado em grande escala esta o fato da reação aplicando o etanol na transesterificação ser mais demorada e precisar de uma temperatura maior para ocorrer, tornando o balanço energético não favorável. Isto faz com que o metanol ser ainda mais viável economicamente.


Além disso, embora o reator seja totalmente fechado e seguro, escolheu-se usar o etanol ao invés do metanol, que é uma substancia altamente tóxica para produzir o biodiesel.


“Não podemos arriscar mesmo com uma possibilidade remota, um possível acidente, que haja a liberação de vapores tóxicos em um ambiente fechado como é o caso da Feira”, esclarece a pesquisadora. Além disso, é um novo processo que a Embrapa Agroenergia esta desenvolvendo.


Outra inovação da produção de biodiesel na Exposição é utilização do óleo de pinhão-manso como matéria-prima alternativa, cultura em que a Embrapa tem investido fortemente em pesquisas, ainda estão em andamento. Atualmente, cerca de 80% da produção de biodiesel no Brasil é proveniente do óleo de soja.

 

Hoje, a Embrapa Agroenergia já tem capacidade analítica extremamente sofisticada para avaliar a pureza e a qualidade do biodiesel que estamos produzindo. “O biodiesel que estaremos produzindo na Feira não é de faz de conta, é de verdade, com pureza e baixo teor de resíduos, enfim, com toda a qualidade”, garante a cientista.


A Feira

 

No Ciência para a Vida a pesquisa com energia renovável será um dos quatro grandes temas. A Exposição, que é aberta ao público em geral, em sua sétima edição traz como tema “Pesquisa agropecuária alimentando um mundo melhor”. Mais informações no site www.cienciaparavida.com.br.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
Mão de Obra
Censo 2026 vai mapear perfil socioeconômico de trabalhad...
07/05/26
Internacional
ANP e PPSA realizam evento exclusivo em Houston para pro...
07/05/26
Workshop
ANP faz workshop para dinamizar a exploração de petróleo...
07/05/26
Parceria
Halliburton e Shape Digital firmam colaboração estratégi...
06/05/26
ROG.e
ROG.e 2026 reunirá CEOs de TotalEnergies, Galp, TGS e Ry...
06/05/26
Oportunidade
CNPU 2025: ANP convoca candidatos de nível superior a se...
06/05/26
Combustíveis
Atualização: Extensão do prazo de flexibilização excepci...
06/05/26
Gestão
ANP publica Relatório de Gestão 2025
06/05/26
Internacional
Na OTC Houston 2026, Firjan SENAI SESI expande atuação s...
06/05/26
Energia Elétrica
Modelo simplificado viabilizou 70% das migrações ao merc...
06/05/26
Investimentos
Biocombustíveis podem adicionar até R$ 403,2 bilhões ao PIB
05/05/26
Bacia de Santos
Acordos de Individualização da Produção (AIP) das Jazida...
05/05/26
Energia Solar
ENGIE investirá R$ 5 milhões em três projetos para inova...
05/05/26
Combustíveis
ETANOL/CEPEA: Média de abril é a mais baixa em quase doi...
05/05/26
Pessoas
Josiani Napolitano assume presidência da ABiogás em mome...
05/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23