Política Energética

Belo Monte: Governo promete que Chesf não será esvaziada

O Globo
27/04/2010 17:53
Visualizações: 121 (0) (0) (0) (0)

 Líder do consórcio que construirá a hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, a agora toda-poderosa Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) - maior empresa do Nordeste - está no meio de uma batalha política contra as mudanças promovidas para fortalecer o sistema Eletrobras, como mostra matéria de Cristiane Jungblut e Eliane Oliveira, publicada na edição desta terça-feira, no GLOBO.

 

Foi preciso a intervenção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a promessa política de que a Chesf não será esvaziada, para estancar uma rebelião que tinha unido do PT ao DEM.

 

Para políticos nordestinos, tanto aliados do governo como da oposição, as alterações esvaziam as subsidiárias do sistema (Chesf, Furnas, Eletronorte e Eletrosul), ao estabelecer que as decisões estratégicas fiquem sujeitas à aprovação do Conselho de Administração da holding Eletrobras. O governador de Pernambuco (sede da Chesf), Eduardo Campos (PSB), foi um dos articuladores da resistência.

 

 


Por determinação de Lula, o ministro de Minas e Energia (MME), Marcio Zimmermann, enviou no dia 22 de abril ofício ao presidente da Eletrobras, José Antonio Muniz Lopes, praticamente fazendo uma promessa de que a Chesf e outras subsidiárias não seriam esvaziadas. No ofício 605, o ministro ressalta que "as empresas de geração e transmissão do Sistema Eletrobras devem permanecer com suas estruturas de diretoria e de conselhos, priorizando a autonomia necessária das empresas controladas e o fortalecimento da holding, conforme oriente o presidente Lula".

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Gás Natural
Comgás realiza chamada pública para aquisição de gás natural
14/05/25
Sustentabilidade
Repsol Sinopec lança Plano de Sustentabilidade para 2025
14/05/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
BOGE25 terá oportunidades de negócios para empresas do s...
13/05/25
Bioenergia
Acordos com a China mostram força do modelo brasileiro d...
13/05/25
Evento
Sebrae promove rodada de negócios na feira NT2E
13/05/25
Petrobras
Campos de Búzios e Atapu receberam quase o total dos US$...
13/05/25
Espírito Santo
ES Gás injeta biometano na rede e inaugura fase de desca...
13/05/25
Petrobras
Conselho de Administração da Petrobras aprova pagamento ...
13/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petronect colabora com o fortalecimento da cadeia de sup...
12/05/25
Resultado
Vibra adota relatório integrado e fecha 2024 com lucro r...
12/05/25
Sustentabilidade
OceanPact estreia no Índice de Sustentabilidade Empresar...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Evento
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
12/05/25
Oferta Permanente
Seminário apresentará informações sobre regras e áreas e...
12/05/25
Negócio
Por R$ 425 milhões, Raizen Energia vende a Usina de Leme...
12/05/25
Etanol
Anidro e hidratado sobem, aponta Cepea/Esalq
12/05/25
Onshore
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia
10/05/25
OTC HOUSTON 2025
Infotec Brasil consolida posicionamento estratégico na O...
09/05/25
Pré-Sal
Petrobras faz uma grande descoberta de petróleo no pré-s...
09/05/25
Gás Natural
Petrobras e Portobello firmam parceria inédita para forn...
09/05/25
OTC HOUSTON 2025
Oil States é destaque na OTC Houston 2025 com inovação p...
09/05/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22