<P>Um grupo de bancos liderado pelo WestLB está redefinindo a participação no financiamento de um novo terminal portuário para movimentação de contêineres em Santa Catarina. O projeto, com investimentos de mais de US$ 215 milhões, teve aprovado empréstimo de cerca de um terço do total pelo...
Valor EconômicoUm grupo de bancos liderado pelo WestLB está redefinindo a participação no financiamento de um novo terminal portuário para movimentação de contêineres em Santa Catarina. O projeto, com investimentos de mais de US$ 215 milhões, teve aprovado empréstimo de cerca de um terço do total pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
O restante do financiamento seria garantido pelo WestLB e outros três bancos. Com a crise financeira, pelo menos um dos bancos deve sair do pool.
O Valor apurou que há duas alternativas sendo consideradas: uma hipótese é fechar o empréstimo com o sindicato de bancos. Esse financiamento, de US$ 99 milhões, se somaria à parcela financiada pelo BID, de US$ 57,6 milhões, mais os R$ 126 milhões (US$ 60 milhões) de recursos próprios a serem aportados pelos acionistas do projeto. Outra alternativa é fechar o financiamento com fundos de investimento interessados em projetos de infra-estrutura. Esses fundos têm disponibilidade para investir independente da crise financeira, disse fonte próxima aos acionistas do projeto.
Dois fundos, um brasileiro e outro estrangeiro, teriam feito ofertas para participar do financiamento do terminal portuário, que fica em Itapoá (SC) e é conhecido como Tecon Santa Catarina. O objetivo dos acionistas é fechar a equação financeira do projeto até o fim de 2008. São sócios no projeto a Aliança Navegação e Logística, empresa do grupo alemão Hamburg Süd, com 30%, e a Portoinvest Participações, com 70%. Participam da Portoinvest o grupo Battistella e a Logística Brasil, fundo de investimento e participações gerido pela BRZ Investimentos.
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