<P>O banco holandês Rabobank está disposto a financiar a instalação de um terminal para exportação de etanol no Porto de Santos, afirmou o diretor de Relações do grupo, Rob Honing. A estratégia é implantar uma unidade no cais santista para facilitar o escoamento do produto ao Porto de Rote...
A Tribuna - SPO banco holandês Rabobank está disposto a financiar a instalação de um terminal para exportação de etanol no Porto de Santos, afirmou o diretor de Relações do grupo, Rob Honing. A estratégia é implantar uma unidade no cais santista para facilitar o escoamento do produto ao Porto de Roterdã, o principal da Holanda e o terceiro do mundo.
A disposição holandesa foi revelada durante visita de Honing a Santos, na última segunda-feira. Ele integrava uma comitiva de empresários daquele país que veio ao Brasil para identificar oportunidades de negócios, especialmente no setor usineiro. Na ocasião, o grupo foi recepcionado pelo cônsul da Holanda e dos Países Baixos e representante do Porto de Roterdã no Brasil, André Lettieri.
De acordo com o diretor do Rabobank, a organização está aberta às negociações principalmente com empresas brasileiras que queiram construir e operar uma unidade de exportação de etanol em Santos. ‘‘Tradicionalmente, o Rabobank financia usinas de açúcar no Brasil. Mas há um interesse grande de receber a carga brasileira em evidência: o etanol, em Roterdã’’, revelou, minutos antes de percorrer o Canal do Estuário em uma lancha.
Honing afirmou que há uma predileção pela realização de negócios com grupos ligados ao agronegócio brasileiro, em razão de acordos anteriores do Rabobank no País. ‘‘Tudo que for relacionado ao agronegócio, a Holanda tem especial interesse. O foco específico é o etanol, que poderia até ser produzido pelas usinas que foram construídas depois de um processo de financiamento através do Rabobank’’.
Apesar do interesse, o diretor do banco não soube citar os valores disponíveis para o financiamento. Mas destacou que não haverá dificuldades para concretizar o negócio. ‘‘Quem estiver interessado no financiamento deve procurar nosso núcleo que está concentrado em São Paulo para dar início aos entendimentos’’, sugeriu.
O Rabobank é o principal banco da Holanda, segundo Honing. Entretanto, a instituição ainda é desconhecida do público no Brasil, com apenas 250 clientes, a maioria ligada ao agronegócio.
Fonte: A Tribuna - SP
Fale Conosco