Financiamento

Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) financia usinas de energias renováveis

Setor é estratégico para o desenvolvimento sustentável do Estado e está entre as prioridades do Banco.

Redação/Assessoria
20/09/2016 10:03
Visualizações: 1857

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) apoia a Hy Brazil, empresa mineira de energia renovável que opera 24 usinas de fonte hidráulica, sendo 20 em território mineiro. O Banco financiou R$ 5 milhões para aquisição de turbinas, geradores elétricos, painéis e transformadores visando à expansão da capacidade instalada de quatro centrais de geração hidrelétrica subsidiárias da Hy Brazil: Vermelho Velho, Durandé, Simonésia e São Cristóvão, todas em Minas.

De acordo com o presidente do BDMG, Marco Crocco, o investimento materializa a missão do Banco de apoiar setores estratégicos para o desenvolvimento do Estado. “As energias renováveis compõem os pilares de sustentabilidade trabalhados pelo BDMG, que atua para ser reconhecido como Banco Verde de Minas Gerais”, afirma.

A expansão elevou a capacidade de geração total da empresa para mais de 100 MW instalados. A Hy Brazil desenvolve e implementa projetos de geração de energia renovável desde sua viabilização, construção e operação. Além disso, comercializa a energia gerada por meio da América Energia – empresa na qual possui participação societária. Segundo o diretor da Hy Brazil, Bruno Figueiredo Menezes, a meta estratégica é implantar 15 novas usinas nos próximos cinco anos.

Estudos realizados por diversas instituições, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU), indicam que a geração de energia por meio de fontes múltiplas e complementares, com especial destaque para aquelas com capacidade de renovação, oferece baixo impacto ambiental.

Segundo o diretor, o crescimento das energias renováveis, como hidrelétrica, eólica e de biomassa, tem sido apontado como um importante fator para a inversão do sensível quadro ambiental atual e a empresa promove ações de responsabilidade social e ambiental nos municípios, fazendo parcerias nas áreas de saúde e educação.

O diretor da Hy Brazil destaca a importância do BDMG para o êxito do empreendimento. “Ele nos permitiu comprar as turbinas, geradores e outros equipamentos no momento em que a empresa precisava expandir, então, foi uma parceria muito proveitosa”.

A Hy Brazil recupera áreas degradadas e refloresta com mata nativa toda a área não construída de seus empreendimentos, ultrapassando em muito o percentual de 20% exigido pela legislação. Além disso, em todas as cidades onde atua, promove cursos de educação ambiental para capacitar professores a orientar crianças e adolescentes sobre a relação com o meio ambiente. O principal instrumento é uma cartilha editada pela empresa. A companhia adota ainda um modelo para as casas de força das usinas inspirada na arquitetura colonial, com o objetivo de minimizar o impacto visual.

 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Internacional
PPSA e ANP promovem evento em Houston para apresentar o...
28/04/26
Segurança no Trabalho
Gasmig bate recorde de 1300 dias sem acidentes do trabalho
28/04/26
Workshop
ANP realiza workshop sobre proposta de novo modelo de li...
28/04/26
GLP
Subvenção ao GLP: ANP publica roteiro com orientações ao...
27/04/26
Diesel
Subvenção ao óleo diesel: ANP altera cálculo do preço de...
27/04/26
Combustíveis
E32 reforça estratégia consistente do Brasil em seguranç...
27/04/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente de Partilha (OPP): ANP aprova estudos ...
27/04/26
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23