Rio Pipeline

Avanços no combate ao furto em dutos no Brasil é comemorado por Claudio Mastella, da Petrobras

Mastella destaca segurança e eficiência energética do modal dutoviário durante a Rio Pipeline

Redação TN Petróleo, Agência Petrobras
11/11/2021 11:01
Avanços no combate ao furto em dutos no Brasil é comemorado por Claudio Mastella, da Petrobras Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 1340 (0) (0) (0) (0)

O diretor de Comercialização e Logística da Petrobras, Claudio Mastella, participou nesta quarta-feira (10/11) do CEO Talks da Rio Pipeline, onde abordou os desafios para o setor de dutos no país. No evento, ele celebrou os avanços no combate às derivações clandestinas, como são chamados os furtos de óleo e combustíveis em dutos, ressaltando a redução de casos nos últimos meses.
“Em relação às derivações clandestinas, felizmente, temos experimentado mais vitórias do que derrotas. Nos últimos três meses, tivemos cinco casos em agosto, quatro em setembro e dois em outubro. Digo que estamos em um ambiente razoavelmente positivo hoje”, afirmou Mastella. Para comparação, durante todo o ano de 2020, foram registrados 201 furtos ou tentativas de furtos em dutos, o que correspondeu a uma média mensal superior a 16 casos.
Para alcançar esse resultado, o diretor da Petrobras pontuou alguns dos esforços realizados pela companhia, como os investimentos em tecnologia. “Automação, sistemas de controle e monitoramento são fundamentais para garantir que esse tipo de intervenção seja menos frequente. Não podemos relaxar”, explicou Mastella, que defende mudanças na legislação para tipificar o crime do furto em dutos, com o aumento da punição para quem praticar o delito.
Além de seguro e eficiente, desde que não ocorram intervenções criminosas, o transporte por dutos é uma boa alternativa para o gerenciamento das emissões de carbono, de acordo com Mastella. “O modal dutoviário é um transporte com base em energia elétrica, é um modal de baixa emissão. Vejo uma oportunidade para movimentações de hidrogênio, amônia, etanol e biodiesel”, afirmou o diretor.

Questionado sobre investimentos em novos dutos pela Petrobras, Mastella explicou que a cada plataforma que é instalada são implantados centenas de quilômetros de dutos no leito do mar, para transportar petróleo, gás e água. “Esses dutos são bastante sofisticados tecnologicamente em relação aos dutos em terra”, destacou. Em relação ao setor em geral, o diretor entende que é um mercado jovem, que ainda está em desenvolvimento, com a possibilidade de expansão para o interior do país. “A demanda mais expressiva continua mais perto da costa, mas o crescimento da demanda de combustíveis e a oferta de biocombustíveis no Centro-Oeste gera uma oportunidade para outras empresas”, projetou.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Descarbonização
EPE lança análise sobre a Descarbonização do E&P brasile...
13/06/25
Firjan
No lançamento do Anuário do Petróleo no Rio, empresários...
13/06/25
Oferta Permanente
ANP realiza 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão n...
13/06/25
Negócio
ANP fará consulta e audiência públicas sobre atualização...
12/06/25
RenovaBio
ANP aprova nova norma para certificação de biocombustíveis
12/06/25
E&P
ANP aprova resolução com requisitos para cumprimento do ...
12/06/25
Bahiagás
Luiz Gavazza destaca expansão da Bahiagás e protagonismo...
12/06/25
Evento
SP Offshore 2025: segunda edição impulsiona nova fase da...
12/06/25
ANP
PRH-ANP: resultado final da edição 2025 será divulgado e...
12/06/25
Pessoas
Ana Lia Ferrero é a nova CEO da Prime Energy
11/06/25
Energia Eólica
Complexo Eólico Ventos de São Zacarias é inaugurado na d...
11/06/25
Parceria
ORPLANA e IAC firmam parceria para inovação e sustentabi...
11/06/25
Internacional
Brasil recebe o principal evento global de hidrogênio a ...
11/06/25
Pré-Sal
ABB vai fornecer elétrica e automação para próxima geraç...
10/06/25
Fertilizantes
Petrobras produz primeiro lote de ARLA 32 na Ansa, em Ar...
10/06/25
Evento
Fenasucro & Agrocana 2025 reforça compromisso ambiental ...
10/06/25
Internacional
Petrobras apresenta declaração de interesse em blocos ex...
10/06/25
Firjan
Edição especial do Anuário do Petróleo no Rio, da Firjan...
09/06/25
E&P
ANP publica painel dinâmico de atividades e investimento...
09/06/25
Bahia Oil & Gas Energy 2025
Bahia Oil & Gas Energy consolida sua relevância para o setor
09/06/25
Mercado
ANP altera formato para acompanhamento ao vivo das reuni...
09/06/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22