Belo Monte

Autoprodutores terão 10% de participação

Agência Estado
13/07/2010 12:15
Visualizações: 135
O diretor de Engenharia e Construção da estatal Chesf, José Ailton, informou nesta segunda-feira, 12, que a Sociedade de Propósito Específico (SPE), que será formada pelos vencedores do leilão de Belo Monte, deverá ter um total de 17 sócios.


Sem detalhar quais empresas que vão entrar para a sociedade, José Ailton informou as linhas gerais da composição societária da futura SPE: os autoprodutores - grandes empresas que investem em energia elétrica para consumo próprio - deverão ter uma fatia de 10% da SPE. Os fundos de pensão terão aproximadamente 27,5%; as construtoras, cerca de 12,5% e o Grupo Eletrobrás, 49,98%.


Como já é sabido, a fatia do Grupo Eletrobrás no consórcio, que originalmente estava representado pela Chesf no leilão, será dividido entre três empresas do Grupo: Eletronorte, Chesf e Eletrobrás. No dia do leilão, o consórcio Norte Energia tinha um total de nove sócios. Contando com a entrega a outras duas empresas da Eletrobrás seriam 11 sócias e a novidade a ser divulgada amanhã é a entrada de mais seis sócios. Desses, Ailton confirmou que entrarão pelo menos três fundos de pensão de estatais: Petros, dos funcionários da Petrobrás; Funcef, dos funcionários da Caixa Econômica Federal e Previ,dos funcionários do Banco do Brasil. Segundo Ailton, a participação da Petros será direta e de 10%.


Já os outros fundos devem entrar como sócios indiretamente por meio de empresas de engenharia das quais são sócias. Também está prevista a entrada de novos autoprodutores, além da Gaia, que já estava no consórcio original. José Ailton não deu os nomes, mas adiantou que duas empresas que estavam sendo cogitadas, a CSN e a Braskem não devem aderir à SPE, pelo menos no primeiro momento. Mesmo que não assinem originalmente a SPE, é possível que essas e outras empresas entrem posteriormente comprando participação de sócios.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19