ONS

Aumenta a geração térmica para garantir reservatórios de usinas hidrelétricas

Jornal do Commercio (RS)
13/08/2010 13:29
Visualizações: 35
Nas últimas semanas, o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) tem determinado o aumento da geração de energia de origem térmica. Nesta quarta-feira (11), foram gerados, em média, 4.820 megawatts de energia de térmicas a gás natural.
 
 
Segundo técnicos do ONS, essa geração tem o objetivo principal de garantir que os reservatórios das usinas hidrelétricas das regiões Nordeste e Sudeste cheguem ao dia 30 de novembro próximo, quando termina o chamado período seco, dentro de um nível meta de segurança estabelecido pelo sistema. Na região Sudeste, os reservatórios deverão estar, no mínimo, com 39% de sua capacidade de armazenamento e, no Nordeste, com 43%.

Segundo fontes do setor, os reservatórios das usinas estão relativamente em bom nível para esta época do ano, mas um pouco abaixo do que no mesmo péríodo do ano passado por conta do fenômeno climático La Niña. No Sudeste e Centro Oeste, o nível está em 66,8% e, no Nordeste, em 63,4%.

Além disso, está sendo gerada mais energia de origem térmica para suprir a geração da usina nuclear Angra 1, que está parada e gera em torno de 600 MW, e para a exportação de cerca de 1.000 MW ao todo para a Argentina e o Uruguai.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20