Licenciamento Ambiental

Audiências públicas sobre Estaleiro OSX em Biguaçu começam hoje

Telão, internet, ônibus fretados e até pararraios. Esta é parte da estrutura preparada para receber cerca de mil pessoas na primeira audiência pública sobre o estaleiro da empresa OSX, do bilionário Eike Batista. Nesta terça-feira será

Diário Catarinense
20/07/2010 08:40
Visualizações: 182 (0) (0) (0) (0)
Telão, internet, ônibus fretados e até pararraios. Esta é parte da estrutura preparada para receber cerca de mil pessoas na primeira audiência pública sobre o estaleiro da empresa OSX, do bilionário Eike Batista. Nesta terça-feira será feito um encontro no ginásio de uma escola em Governador Celso Ramos. Na quarta-feira, será em Biguaçu e, na quinta-feira, em Florianópolis.
 
 
 
As audiências fazem parte do processo de licenciamento ambiental e têm como objetivo levar ao conhecimento da população informações sobre o que a empresa pretende construir em Biguaçu, na Grande Florianópolis, além dos possíveis impactos ambientais analisados e as medidas propostas pela OSX para solucioná-los.
 
 
Os custos da audiência são pagos pelo empreendedor, como explica o presidente da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), Murilo Flores:
— A Fatma determina o mínimo que tem de ser feito e todas as despesas de divulgação são pagas pela empresa. É o espaço da pessoa comum formar seu pensamento sobre o estaleiro, tirar dúvidas, criticar, apoiar — explica Flores, que presidirá a audiência.
 
 
 
A mesa será composta por representantes da Fatma, da OSX e da consultoria que fez o estudo de impacto ambiental, a Caruso Jr. Cada encontro terá um limite de quatro horas de duração e pode ser estendido por mais uma hora.
 
 
 
A Caruso fará a apresentação dos problemas e soluções em uma hora. A OSX terá 15 minutos para considerações. Durante o intervalo, também de 15 minutos, as pessoas poderão entregar formulários com pedidos de fala, que pode ser oral ou por escrito, e serão lidos por ordem de chegada. Serão três minutos para pergunta, três para resposta, um para réplica e outro para a tréplica. Um cronômetro visível ao público controlará o tempo.
 
 
 
Flores explica que a audiência não é conclusiva e que qualquer fato novo surgido durante as falas poderá ser incluído no processo de licenciamento. Ele cita o exemplo da audiência pública para o emissário submarino de Ingleses, este ano, na Capital, quando uma comunidade de pescadores se manifestou e foi incluída no estudo de impacto ambiental.
 
 
 
Acordo entre Fatma e Ibama
 
 
 
Além das audiências públicas, esta semana também será assinado o termo de acordo entre Fatma e Ibama que deixa as atribuições dos órgãos no processo de licenciamento ambiental do estaleiro da OSX mais claras. O objetivo do termo é dar mais transparência técnica e segurança jurídica.
 
 
 
Serão três órgãos envolvidos: Fatma, Ibama e ICMBio, além da Fundação Certi, que elaborou um estudo sobre os golfinhos da Baía Norte.
O texto do termo definirá que cabe à Fatma o licenciamento e técnicos do Ibama acompanham o processo. A precaução é necessária porque há áreas em que a definição quanto à competência de licenciamento não é clara, como explica Flores.
 
 
 
— Por exemplo: obras no mar são de competência do Ibama, mas em águas de interior, como a baía, são dos órgãos estaduais. É controverso. Vamos supor que se conceda a licença e alguém questione a competência, voltamos à estaca zero. O acordo deve evitar isso — observa Flores.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Firjan
Rede de Oportunidades na Navalshore 2025 bate recorde de...
22/08/25
Mobilidade Sustentável
Shell Eco-marathon Brasil 2025 desafia os limites da mob...
22/08/25
Evento
Cubo Maritime & Port completa três anos acelerando desca...
22/08/25
IBP
27º Encontro do Asfalto discute futuro da pavimentação c...
22/08/25
RenovaBio
ANP aprova primeiro certificado da produção eficiente de...
22/08/25
Pessoas
Bruno Moretti é o novo presidente do Conselho de Adminis...
22/08/25
Gasodutos
ANP realizará consulta pública sobre propostas tarifária...
21/08/25
Combustíveis
Revendedores de combustíveis: ANP divulga orientações de...
21/08/25
Firjan
Investimentos no estado do Rio de Janeiro podem alcançar...
21/08/25
Energia Solar
Thopen inaugura 6 usinas solares e amplia atuação no Par...
21/08/25
Meio ambiente
15 anos depois, artigo técnico sobre emissões fugitivas ...
21/08/25
ANP
Artur Watt Neto e Pietro Mendes são aprovados para diret...
21/08/25
Negócio
KPMG: fusões e aquisições em petróleo têm recuo de quase...
20/08/25
Petrobras
Construção da primeira planta de BioQAV e diesel renováv...
20/08/25
Indústria Naval
Firjan participa da abertura da Navalshore 2025
20/08/25
Margem Equatorial
Sonda afretada pela Petrobras chega ao Amapá para atuar ...
19/08/25
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana 2025 movimenta R$ 13,7 bilhões em n...
19/08/25
Firjan
Rio ganha Centro de Referência em Metalmecânica da Firja...
19/08/25
PD&I
CEPETRO desenvolve para a Petrobras ferramenta que integ...
19/08/25
Pré-Sal
Com 900 mil barris de petróleo por dia, Campo de Búzios ...
18/08/25
Logística
PetroReconcavo e Dislub constroem rota inédita para esco...
18/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.