O sorgo é utilizado principalmente para rotação de culturas e na indústria de ração animal. Seu uso para produção de álcool teria como vantagem a elevada eficiência energética e o baixo consumo de água pela cultura.
Agência CâmaraO sorgo é utilizado principalmente para rotação de culturas e na indústria de ração animal. Seu uso para produção de álcool teria como vantagem a elevada eficiência energética e o baixo consumo de água pela cultura.
Duas comissões da Câmara promovem nesta terça-feira (6) audiência pública conjunta para discutir o uso de sorgo na produção do etanol. O sorgo é uma gramínea utilizada principalmente para rotação de culturas e na indústria de ração animal.
A audiência será promovida pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática.
O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), que solicitou a reunião, quer ouvir integrantes da Embrapa Milho e Sorgo sobre as pesquisas realizadas no setor. Entre as vantagens do sorgo para produção de álcool, Nogueira cita o ciclo curto, a elevada produção de biomassa, a eficiência energética e o baixo consumo de água pela cultura.
“Essas características permitem o cultivo do sorgo em zonas áridas e semi-áridas, com uma versatilidade que facilita sua produção em diferentes épocas e regiões, garantindo certa perenidade na oferta de matéria-prima, com colheitas economicamente compensadoras em condições de pluviosidade baixa ou instável”, afirma o deputado.
Foram convidados para a audiência a chefe-geral da Embrapa Milho e Sorgo, Vera Alves, e os pesquisadores João Carlos Garcia e Robert Eugene Schaffert, também da Embrapa Milho e Sorgo.
A audiência será realizada às 14h30, em plenário a definir
Fale Conosco
21