Lançamento Editorial

Aspectos tribológicos da usinagem dos materiais

A Editora Artliber acaba de lançar o livro "Aspectos tribológicos da usinagem dos materiais". A publicação concilia a realidade do setor industrial com um forte embasamento científico. A obra é dirigida a profissionais e estudantes e tem como objetivo oferecer o embasamento na área, essencial

Redação
27/10/2010 13:12
Visualizações: 511
A Editora Artliber acaba de lançar o livro "Aspectos tribológicos da usinagem dos materiais". A publicação concilia a realidade do setor industrial com um forte embasamento científico. A obra é dirigida a profissionais e estudantes e tem como objetivo oferecer o embasamento na área, essencial para a resolução de problemas e estruturação dos conhecimentos em usinagem.


No livro Aspectos Tribológicos da Usinagem dos Materiais os fundamentos da usinagem são abordados com enfoque em tribologia — ciência que estuda a interação entre superfícies, atrito, desgaste e lubrificação. Com esse propósito, são apresentados os fundamentos da usinagem ilustrados por meio de casos práticos obtidos em pesquisas desenvolvidas no ambiente de indústria ou por elas apoiadas.


A publicação é de Sandro Cardoso Santos, do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG) e Wisley Falco Sales, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG).  O trabalho é resultado de um projeto iniciado em 2002, com a redação de uma apostila. Desde então seu conteúdo tem sido revisto e complementado, muitas vezes contando com sugestões de alunos e professores. O diferencial apresentado nesta obra, é a usinagem vista como uma ciência inserida em uma ainda mais abrangente, a tribologia e, sob este enfoque, ela será minuciosamente investigada.


Sobre os autores


Sandro Cardoso Santos - Possui graduação (1993), mestrado (1999) e doutorado (2002) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atualmente, é professor adjunto do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG) e bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (PQ2). Desenvolve projetos nas áreas de usinagem, tribologia e projeto de máquinas.


Wisley Falco Sales - Possui graduação (1987), mestrado (1995) e doutorado (1999) em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-doutorado na London South Bank University (Londres, Inglaterra, 2004-2005). Atualmente, é professor adjunto III da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC MG), bolsista de produtividade em pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (PQ 2), consultor ad-hoc do CNPq, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), consultor independente e avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Tem experiência no ensino, pesquisa e consultoria na área de engenharia mecânica, com principais projetos em tribologia, processos de fabricação, engenharia de superfícies e biomateriais.
 


Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13