Inovação

Artigo sobre tecnologia inédita para aplicação em plantas industriais é premiado

Agência Petrobras
15/08/2014 17:13
Artigo sobre tecnologia inédita para aplicação em plantas industriais é premiado Imagem: Divulgação Petrobras. Visualizações: 1807

O artigo Parcerias tecnológicas Universidade–Empresa: um estudo de caso nas redes temáticas da Petrobras foi um dos cinco premiados no X Congresso Nacional de Excelência em Gestão, que aconteceu, na semana passada, no Rio de Janeiro (RJ). 

O evento foi promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e a Petrobras.

O artigo, que foi baseado no projeto “atuadores elétricos inteligentes com comunicação sem fio”, iniciado em 2008, faz parte da carteira da rede temática Integração C&T – Indústria no Processo Produtivo Nacional, uma das 50 redes temáticas capitaneadas pela Petrobras, desde 2006, em parceria com instituições de ensino e pesquisa de todo o país. 

Esse é um projeto piloto pioneiro na área de Refino da Petrobras para desenvolver tecnologias sem fio.

Os atuadores elétricos são responsáveis pelo acionamento de válvulas (abrindo ou fechando) que controlam o fluxo de petróleo e derivados em plantas de processamento ou dutos de escoamento. 

O desafio era desenvolver um sistema de comunicação sem fio para acionar as válvulas industriais. Essa tecnologia está em fase de avaliação e teste na Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro, na área de recebimento de óleo cru.

A ideia poderá gerar economia na instalação de cabeamento e a possibilidade de instalação do equipamento em locais de difícil acesso em refinarias, terminais terrestres e plataformas.

Os autores – o engenheiro de equipamentos da Petrobras, Ricardo Rezende Ramos, e a administradora e professora do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), Marta Lucia Azevedo – juntaram o conhecimento do curso de doutorado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para redigir o artigo, focando nos aspectos da gestão tecnológica e da inovação. 

Ramos, coordenador do projeto de pesquisa e desenvolvimento, chama a atenção para a importância da parceria entre academia (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, e Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ), empresa fornecedora da cadeia de óleo e gás (Coester Automação) e usuário (Petrobras) para gerar conteúdo local e inovação na área, incluindo a geração de ativos intangíveis, como a propriedade intelectual e a formação de mestres e doutores em engenharia.

A coordenação do congresso recebeu cerca de mil artigos em diversas linhas de pesquisa, como gestão do conhecimento, responsabilidade social empresarial, governança corporativa e eficiência energética. A comissão avaliadora aprovou 420 artigos para apresentaç ão e premiou cinco deles.


As redes temáticas 

Partindo do princípio de que o domínio tecnológico é fator crítico de sucesso em seus negócios, e o trabalho em parceria com universidades e institutos de pesquisa contribui para o avanço da tecnologia nacional em petróleo, gás e energia, a Petrobras firmou, em 2006, sob a coordenação de seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento (Cenpes), convênios com 71 instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) de 19 estados, organizadas em 38 redes temáticas. 

Os temas de cada rede estão relacionados às metas tecnológicas da empresa, definidas a partir de seu Plano de Negócios e Planejamento Estratégico. O modelo evoluiu e hoje são 50 redes temáticas, reunindo mais de 100 instituições e cerca de 900 projetos de pesquisa. A rede: Integração C&T – Indústria no processo Produtivo Nacionalé coordenada pela área de Materiais, da Petrobras.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23