OTC 2010

Argus Subsea lança árvore submarina AZ-15J e sistema de poço

Aproveitando a participação na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, a Argus Subsea, que fabrica produtos inovadores para os campos submarinos de tempo crítico, anunciou hoje o lançamento da árvore submarina AZ-15J e o sistema de poço especialmente concebido para jack-up (plataform

Redação
04/05/2010 19:16
Visualizações: 599 (0) (0) (0) (0)
Aproveitando a participação na Offshore Technology Conference (OTC), em Houston, a Argus Subsea, que fabrica produtos inovadores para os campos submarinos de tempo crítico, anunciou hoje o lançamento da árvore submarina AZ-15J e o sistema de poço especialmente concebido para jack-up (plataformas de perfuração auto elevatórias) de perfuração móvel.


O Argus AZ-15J é o primeiro sistema do mundo construído propositadamente para permitir aos operadores de perfuração, perfurar poços completos de até 15.000 PSI de pressão de trabalho, sem sistemas especiais de riser ou incômodos abandonos temporários.


O equipamento proporciona uma experiência de instalação mais fácil para os operadores, que exige menos recursos humanos e conduz a um lugar mais seguro; os pedidos de produção tornam-se mais rentáveis do que com sistemas de suspensão convencional mudline (equipamento que permite suspender tubos de revestimento de um poço de petróleo ou gás diretamente do fundo do mar), usando cabeçotes adaptados para conclusões em árvores horizontal ou vertical.
 
 
O poço é perfurado com revestimento convencional, programa de profundidade total, cascalho embalado e cabide de tubulação definido e testado no poço antes de devolver a quebra de todas as cadeias de amarração. Após a recuperação do tie-backs (operação de conexão - ligação - de tubulações à UEP), a árvore submarina é executada desembarcada e testada com as barreiras adequadas no local; antes o tieback é feito nas instalações de acolhimento.


O AZ-15J exige apenas o mínimo de ferramentas para instalar, ao contrário da grande quantidade de ferramentas adaptadas em um sistema de árvore típica vertical ou horizontal. Além disso, a árvore pesa menos de 45.000 libras e pode ser tratada por todos os guindastes sem desmontagem. Esses recursos fornecem para as tripulações menores e menos serviços de terceiros.


"A árvore submarina inovadora AZ-15J irá reforçar o desenvolvimento de campos marginais de águas rasas, onde o tempo é crítico e uma implantação acelerada pode levar milhões de dólares de aumento da rentabilidade para os operadores", disse Carl Aubrey, gerente geral da Argus Subsea. "O AZ-15J pode salvar um mínimo de 15 dias como tempo de sonda em relação ao padrão atual da indústria de perfuração e completação de tempo."


O AZ-15J apresenta um gancho de tubulação patenteado universal e um sistema de ferramenta que permite que a perfuração e a completação racionalizada. Todos os componentes do AZ-15J e conjuntos foram concebidos e validados com as especificações API 6A e 17D no âmbito do API Q-1/ISO 29.001, requisitos de qualidade do sistema padrão. Eles também cumprem com os requisitos aplicáveis, tais como MMS API Specification 6AV1, um dos padrões da indústria de testes mais rigorosos para válvulas submarinas e atuadores.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
Supergasbras conquista Selo Ouro no Programa Brasileiro ...
03/09/25
Minas Gerais
Com investimento de R$ 314 milhões, centro pioneiro em p...
03/09/25
Copel
Presidente da EPE apresenta visão de futuro do setor elé...
03/09/25
Firjan
Indústria brasileira acumula quatro meses sem cresciment...
03/09/25
Firjan
Junto com a CNI, Firjan inicia missão empresarial nos EU...
03/09/25
Seminário
PPSA destaca potencial de upsides nas áreas que serão le...
02/09/25
Apoio Offshore
Posidonia incorpora PSV Posidonia Lion, sua primeira emb...
02/09/25
Brasil
ETANOL/CEPEA: Menor oferta sustenta preços em agosto pel...
02/09/25
Meio Ambiente
Brasol reduz emissões de GEEs em 72% e atinge marca de 7...
01/09/25
Combustível
Etanol anidro e hidratado registram alta na última seman...
01/09/25
Reconhecimento
Pesquisadora do Mackenzie conquista Prêmio Inventor Petr...
29/08/25
Combustíveis
IBP e FIESP debatem descarbonização da indústria rumo à ...
29/08/25
Etanol
Asprovac, afiliada da ORPLANA, passa a ter representação...
29/08/25
Royalties
Valores referentes à produção de junho para contratos de...
29/08/25
Gás Natural
BRAVA anuncia novo modal para venda de gás na Bahia
28/08/25
Combustíveis
ANP participa da operação Carbono Oculto, para coibir ir...
28/08/25
IBP
Posicionamento - Operações representam passo fundamental...
28/08/25
Subsea
OneSubsea entrega primeira árvore de natal molhada de Bú...
28/08/25
Offshore
MODEC firma parceria para desenvolver tecnologia inédita...
28/08/25
Energia Elétrica
Bandeira vermelha eleva custo da energia, mas associados...
27/08/25
Rio Pipeline & Logistics 2025
IBP debate investimentos em infraestrutura e logística n...
27/08/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23