Exportações

Argentina autoriza UL a realizar no exterior ensaios de produtos que serão vendidos no país

Novo procedimento reduz em mais de 50% custo e tempo de certificações obrigatórias para produtos exportados para a Argentina – com o selo S.

Redação/Assessoria
01/02/2017 16:34
Visualizações: 363

Decisão do governo Argentino irá facilitar as exportações brasileiras para o país. A partir janeiro deste ano, as autoridades argentinas passam a reconhecer ensaios feitos em laboratórios da UL no Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Japão para o processo de certificação com o selo S (o equivalente local ao INMETRO brasileiro).

O procedimento de aceitar ensaios internacionais realizados por entidades acreditadas, comum em diversos países, era norma na Argentina até dezembro de 2015, quando todos os acordos neste sentido foram suspensos pelo governo local. A partir de então, os exportadores foram obrigados a realizar todos os testes em laboratórios argentinos, mesmo que os produtos já tivessem passado por testes similares para certificação no exterior.

“Com a mudança, vamos reduzir de mais de dois meses para cerca de duas semanas o tempo necessário para a emissão do selo S no caso de produtos que já tenham realizado ensaios equivalentes aos exigidos na Argentina em nosso laboratório de Porto Alegre, ou pela UL dos Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Japão, afirma Álvaro Theisen, presidente da UL na América Latina. “Trata-se de um importante passo para agilizar e minimizar os custos para os exportadores brasileiros”, avaliou. A determinação diminuirá ainda entre 50 e 60% o custo da certificação com o selo S para os exportadores, uma vez que não será mais necessário refazer testes já realizados.

Os acordos (disposições 582, 583, 584 e 585 – E/2016 da DNCI - Dirección Nacional de Cooperación Internacional) são validos para eletrodomésticos, eletroeletrônicos, equipamentos de informática e equipamentos médicos, entre outros (lista completa abaixo). Eles se aplicam para a emissão de certificados associados ao ‘Sistema nº5’ argentino (marca de conformidade), segundo as normas IRAM ou IEC de requisitos de segurança ou gerais. Serão aceitos para a emissão do selo S apenas os certificados da marca UL que sigam o padrão IEC ou UL harmonizada com IEC, seguindo a exigência da legislação Argentina.

“Com o nosso laboratório brasileiro e o apoio da equipe no escritório de Buenos Aires, oferecemos uma solução completa para as empresas interessadas em vender seus produtos no importante mercado de nosso país vizinho”, explicou Theisen. A UL foi uma das primeiras certificadoras a operar na Argentina e ter suas instalações no exterior acreditadas pelo governo argentino.

Categorias de produtos envolvidas no acordo

Fios e cabos; Capacitores como componentes; Interruptores para acessórios e controles automáticos para eletrodomésticos.

Ferramentas portáteis; Eletrodomésticos; Automatização industrial; Acessórios para instalação e dispositivos de conexão; Iluminação; Equipamento eletrônico para medição, controle e instrumentos para uso em laboratório; Tecnologia da informação (TI) e equipamentos de escritório; Equipamentos de baixa tensão, interruptor de alta potência e equipamento de controle de manobra; Equipamentos de proteção para instalações, acessórios e dispositivos de conexão; Veículos eléctricos e equipamentos EV associados; Baterias; Equipamento médico; Transformadores de segurança e equipamentos similares; Equipamentos eletrônicos para entretenimento (incluindo equipamentos de áudio e vídeo, e equipamentos de tecnologia da informação e comunicação); Equipamento de sistemas Fotovoltaicos e inversores 

Sobre a UL

UL (Underwriters Laboratories) promove condições de vida e de trabalho seguras para as pessoas em todo o mundo por meio da aplicação da ciência para resolver os desafios de segurança e sustentabilidade. A Marca UL gera confiança, permitindo a adoção segura de novos produtos e tecnologias inovadoras.

Multinacional norte-americana, presente em mais 143 países, a UL está no Brasil desde 2000 quando iniciou as operações, com seis funcionários. Em 2013, a adquiriu o laboratório Testtech, de Porto Alegre, que atualmente conta com 50 funcionários e novas instalações em 2017. Atuando em diversas áreas no Brasil, a empresa ensaia , inspeciona, audita, certifica de acordo com as normas do INMETRO e ANATEL valida, verifica, assessora, treina e apoia outras empresas com soluções de software para segurança e sustentabilidade.

Para saber mais sobre UL, visite UL.com.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13