Niterói Fenashore 2009

Arena Sócio Ambiental debate projetos de acessibilidade

No clima dos jogos Paraolímpicos de 2016, a Secretaria de Acessibilidade e Cidadania de Niterói apresentou seus projetos na Arena Sócio Ambiental da Niterói Fenashore nesta quarta-feira. Segundo a secretária Tânia Rodrigues, a experiência de Niterói como cidade pioneira na criação de uma s

Redação
12/11/2009 10:33
Visualizações: 471
No clima dos jogos Paraolímpicos de 2016, a Secretaria de Acessibilidade e Cidadania de Niterói apresentou seus projetos na Arena Sócio Ambiental da Niterói Fenashore nesta quarta-feira. Segundo a secretária Tânia Rodrigues, a experiência de Niterói como cidade pioneira na criação de uma secretaria de mobilidade e cidadania deve ser aproveitada. “Nós queremos ser modelo de acessibilidade para que os outros municípios possam nos copiar.”  


Com os projetos Niterói Orla e o Símbolo da Acessibilidade, a Prefeitura de Niterói busca preparar a cidade para receber os atletas especiais, como ocorreu no Parapanamericano em 2007. “Na edição do último Parapan, no Rio de Janeiro, os atletas de Cuba treinaram em Niterói”, lembra a secretária.


Em parceria com o Ministério do Turismo, a Prefeitura pretende adaptar cinco praias da orla niteroiense – Itacoatiara, Itaipu, Piratininga, Icaraí e Praia das Flechas - com equipamentos de última geração que promovam a acessibilidade dos usuários com necessidades especiais.


Já com o Símbolo da Acessibilidade, a Secretaria pretende criar um selo de qualidade para as unidades turísticas, culturais e comerciais da cidade. O projeto defende a adequação das redes hoteleira, gastronômica e varejista a critérios simples de acessibilidade. Com isso, eles receberão pontos de qualificação, que se bem atendidos, resultarão em um selo de acessibilidade para o estabelecimento. Tânia acredita que a competitividade pode acarretar melhora nos serviços prestados. Além disso, a expectativa da Prefeitura é, futuramente, lançar um guia municipal de acessibilidade.


Segundo o IBGE, cerca de 15% dos brasileiros apresentam algum tipo de deficiência. E a preocupação e o debate sobre o tema vêm em plena ascensão. Para Tânia Rodrigues, os jogos Paraolímpicos tornam o momento um dos mais propícios para a implementação de ações.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Royalties
Hidrelétricas da ENGIE Brasil repassam R$ 49,8 milhões e...
23/04/26
BOGE 2026
Maior encontro de petróleo e gás do Norte e Nordeste te...
23/04/26
Oportunidade
Firjan SENAI tem mais de 11 mil vagas gratuitas em quali...
22/04/26
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23