Siderurgia

ArcelorMittal suspende trabalho de 40% dos empregados na Espanha

Valor Econômico
04/06/2009 04:11
Visualizações: 466

A ArcelorMittal fechou um acordo que permitirá à empresa suspender do trabalho até 40% de seus 12.000 funcionários na Espanha até pelo menos o fim do ano, no sinal mais claro até agora de que a maior companhia siderúrgica do mundo está se preparando para uma recessão prolongada.

 

A demanda mundial por aço deverá cair este ano pelo menos 15%, na pior queda ano-sobre-ano em 60 anos. A ArcelorMittal - que responde por quase 10% da produção mundial - está entre os grupos mais duramente atingidos pela crise, tendo já cortado a produção na maioria de suas fábricas em até 50%.

 

A companhia disse ontem que acertou com o governo da Espanha o esboço de um acordo sob o qual uma grande parte dos funcionários que ela tem no país será enviada para casa por períodos limitados, com os contribuintes espanhóis arcando com parte dos salários desses funcionários enquanto eles não estiverem trabalhando. O número de horas suspensas será limitado a 40% do número total de horas que os funcionários da ArcelorMittal na Espanha deverão trabalhar durante os períodos normais.

 

A decisão acontece um dia depois que o BBVA, o segundo maior banco da Espanha, ter oferecido aos 30.000 funcionários que tem no país a oportunidade de eles não irem trabalhar por até cinco anos - em troca de quase um terço de seus salários e da garantia de emprego quando eles retornarem.

 

Embora a ArcelorMittal tenha dito ontem que se uma recuperação ocorrer nos próximos meses ela não precisará recorrer à suspensão, a medida se encaixa nos sinais crescentes no setor siderúrgico de que há poucas possibilidades de uma recuperação do setor no curto prazo.

 

Charles Bradford, sócio da consultoria Americana Affiliated Research Group, disse: "Se eu fosse Lakshmi Mittal [presidente do conselho de administração e principal acionista da ArcelorMittal], estaria me preparando para a possibilidade da recuperação que gostaríamos de ver mais para o fim do ano não ocorrer".

 

A ArcelorMittal disse que está mantendo a posição declarada no começo do ano, que previa uma "recuperação técnica" da demanda por aço mais para o fim do ano. Ela disse que o acordo com o governo espanhol cobrindo horas trabalhadas e as suspensões era necessário para garantir que o governo pagará uma parte dos salários dos funcionários enquanto eles estiverem em casa, com os trabalhadores também continuando a serem pagos pela companhia.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Eólica Offshore
Japão e Sindienergia-RS: em visita a Porto Alegre, embai...
14/11/25
Bacia de Campos
Novo prazo de recebimento de propostas para o FPSO do pr...
14/11/25
Royalties
Participação especial: valores referentes à produção do ...
14/11/25
COP30
Indústria brasileira de O&> atinge padrões de excelência...
14/11/25
Pré-Sal
União aumenta sua participação na Jazida Compartilhada d...
14/11/25
COP30
Líderes e negociadores da COP30 receberão cartas de 90 a...
13/11/25
Energia Elétrica
Projeto Meta II: CCEE e PSR apresentam proposta para mod...
13/11/25
BRANDED CONTENT
Merax, 20 anos de confiança em soluções que movem o seto...
13/11/25
Mossoró Oil & Gas Energy 2025
Mossoró Oil & Gas Energy terá debates estratégicos em 10...
13/11/25
COP30
ANP participa do evento e avança em medidas para a trans...
13/11/25
Nova marca
ABPIP moderniza identidade visual e reforça alinhamento ...
13/11/25
Firjan
Enaex 2025 debate reindustrialização, competitividade do...
13/11/25
Entrevista
Rijarda Aristóteles defende protagonismo feminino na era...
13/11/25
COP30
IBP defende setor de O&> como parte da solução para desc...
13/11/25
COP30
Transpetro recebe o Selo Diamante do Ministério de Porto...
13/11/25
Bacia de Campos
PRIO assume operação do Campo de Peregrino com aquisição...
13/11/25
Pessoas
Francisco Valdir Silveira assume presidência do SGB
13/11/25
Curso
Radix e UniIBP lançam primeira edição do curso "Análise ...
13/11/25
Margem Equatorial
Rio-Macapá: novas fronteiras levam à região Norte
12/11/25
COP30
Petrobras e BNDES lançam primeiro edital do ProFloresta+...
12/11/25
Evento
ANP participa de conferência de Geofísica Sustentável, d...
12/11/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.