Aço

Arcelor adverte sobre efeito da alta do minério

Valor Econômico
29/07/2011 12:43
Visualizações: 250
A ArcelorMittal deu provas da continuidade da recuperação da demanda por aço ao contabilizar uma alta de 21% dos lucros no segundo trimestre - resultado sustentado pelos aumentos dos preços. A maior siderúrgica do mundo advertiu o mercado, no entanto, que seus lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) cairão no terceiro trimestre em decorrência do desaquecimento sazonal do consumo de aço e do impacto do aumento dos preços das matérias-primas.
 

Lakshmi Mittal, presidente do conselho de administração e principal acionista da ArcelorMittal, anteviu como moderado o provável desempenho da empresa no segundo semestre deste ano, ao dizer que ele resultaria numa "comparação favorável" com igual período do ano passado.
 

O consumo de aço representa uma sinopse útil das condições estruturais de setores como o da produção automobilística, da construção civil e da fabricação de eletrodomésticos. Embora a demanda pela commodity tenha caído significativamente em 2008-09, o setor assistiu a uma sólida recuperação no ano passado, quando houve um salto de 15% na produção. Este ano os analistas preveem que a demanda mundial por aço aumente em 6 a 8%.
 

Refletindo as preocupações de que os lucros da ArcelorMittal estão revelando uma recuperação relativamente lenta, suas ações tiveram desempenho fraco desde o início do ano. Lakshmi Mittal está tentando montar uma plataforma que favoreça o fortalecimento da expansão dos lucros nos próximos anos, em parte por meio do aumento dos investimentos em mineração de carvão e minério de ferro.
 

Esse esforço visa proteger a empresa dos efeitos das elevações dos preços das matérias-primas, que tiveram um impacto negativo sobre o setor siderúrgico, de modo geral, nos últimos dois anos.
 

Dando um tom ligeiramente pessimista às projeções da empresa para o restante do ano, a ArcelorMittal disse prever que o Ebitda do terceiro trimestre ficará na faixa dos US$ 2,4 bilhões aos US$ 2,8 bilhões, em vista da desaceleração habitual de verão (no Hemisfério Norte) do setor siderúrgico. No entanto, Mittal disse acreditar que a queda do nível de atividade no setor será menos pronunciado do que no terceiro trimestre do ano passado, em parte devido ao volume comparativamente menor dos estoques.
Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13