Petroquímica

Aquisições também podem ocorrer no Sudeste

A reestruturação do pólo petroquímico do Sul, a partir da aquisição do Grupo Ipiranga, serve de exemplo para a petroquímica no Sudeste. O presidente da Petroquisa admite a possibilidade de aquisições para possibilitar investimentos no Comperj.


20/03/2007 03:00
Visualizações: 115

As petroquímicas do Sudeste, Unipar e Suzano, estão mais próximas de formar parcerias com a Petrobras no Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj) do que outras petroquímicas nacionais.

A avaliação é do presidente da Petroquisa, José Lima de Andrade Neto, que afirma que há a necessidade de fortalecimento das indústrias petroquímicas locais para possibilitar investimentos no Comperj.

O executivo deu as explicações durante a entrevista coletiva concedida pela Petrobras nesta terça-feira (20/03) a respeito da aquisição do Grupo Ipiranga pelas empresas Petrobras, Grupo Ultra e Braskem.

Segundo o diretor de abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, o negócio tem o objetivo de fortalecer o setor petroquímico nacional tendo a Petrobras como indutora deste processo.

A exemplo da recente aquisição no Sul, o presidente da Petroquisa considera as mesmas necessidades no Sudeste. Segundo ele, existem negociações com Unipar e Suzano e os obstáculos são relativos a valores de ativos e questões de governança.

O executivo comentou que não existe apenas o Comperj no Sudeste e citou a RioPol e a petroquímcia de Paulínea, mas admite que o Complexo do Rio é o grande investimento.

O volume de investimentos do Comperj, cerca de US$ 8,5 bilhões, supera a capacidade das petroquímicas nacionais o que dificulta o desenho da participação societária no empreendimento.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20