<P>Com a promessa de fortalecer a gestão local e debater os temas fundamentais para a viabilidade do Porto de Santos, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, foi empossado ontem presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Esta é a primeira vez desde 1993, ano...
Diário do LitoralCom a promessa de fortalecer a gestão local e debater os temas fundamentais para a viabilidade do Porto de Santos, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos, Sérgio Aquino, foi empossado ontem presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP). Esta é a primeira vez desde 1993, ano de criação do CAP, que um representante do Poder Público Municipal assume o comando do colegiado que discute as prioridades do Porto de Santos. A cerimônia de posse foi realizada na tarde de ontem na sede do CAP, no Centro de Santos, e contou com a presença de empresários, sindicalistas, do prefeito de Santos, João Paulo Tavares Papa e do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), José Roberto Correia Serra.
´´Nós estamos atendendo o princípio da Lei 8.630, praticamente 15 anos depois. A lei que é de 93 tem dentro da sua essência a valorização gestão local, por isso é que foram criadas instituições locais como o CAP e Ogmo, e o CAP com toda atribuição que ele tem de supervisionar e de definir os regramentos de um Porto como um todo, então quando isso é extremamente positivo para o Porto``, afirmou Aquino.
Entre os seus planos como presidente do CAP, Aquino prometeu marcar reuniões separadas com membros de cada bloco de representantes. ´´Temos que promover uma ação articulada com Codesp e Consad ( Conselho de Administração ) para promover uma agenda comum. É fundamental recuperar a essência do CAP, que é debater os temas fundamentais para a viabilidade do porto, respeitar os posicionamento de cada bloco, porque o CAP é um órgão colegiado, é fundamental recuperar essa essência para que o CAP possa ser um grande indutor de desenvolvimento portuário``, argumentou Aquino.
Ao assumir ontem a presidência do CAP, o secretário de Assuntos Portuários e Marítimos afirma que ganhou mais um desafio. ´´Mostrar que o Poder Público Municipal pode e tem obrigação de atuar na questão portuária de forma técnica e não política como no passado se imaginava``, disse.
O representante da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Celso Quintanilha, afirma que deixa a presidência do CAP com muita experiência adquirida. ´´Em outros CAPs existe muita discussão e pouca produção; o CAP de Santos está na vanguarda de outros CAPs``, disse.
Para o direto-presidente da Codesp, José Roberto Correia Serra, a nomeação de Sérgio Aquino para a presidência do CAP é importante para a interligação das ações do Governo Federal com a Codesp e com a própria prefeitura de Santos. ´´O presidente do CAP representa o Governo Federal, isso é muito bom para o Porto, essa união de força de todos para que a gente tenha os projetos acelerados também dentro do Conselho de Autoridade Portuária``, disse.
Fale Conosco
22