Reunião

Antaq participa de encontro sobre navegação interior no Ministério dos Transportes

Perspectivas e desafios para o transporte aquaviário.

Antaq
13/10/2014 09:43
Visualizações: 1196

 

O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, participou na manhã da última sexta-feira (10), de um ciclo de palestras no Ministério dos Transportes (MT), em Brasília, sobre as perspectivas e desafios, no âmbito do governo federal, para o transporte aquaviário. Além da ANTAQ, o encontro reuniu representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Portos (SEP), Marinha do Brasil , Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL).
O coordenador-geral de Planejamento, do Ministério dos Transportes, Eimar Bottega Ebeling, falou sobre o Plano Hidroviário Estratégico (PHE). Já a coordenadora-geral de Gestão da Informação, do Departamento de Políticas Portuária da SEP, Mariana Pescatori, apresentou uma atualização do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).
O diretor do Departamento de Infraestrutura Aquaviária do MT, Luziel Reginaldo de Souza, abordou o tema
Programa de Manutenção Estruturada para as Hidrovias, e o representante do DNIT, Pedro Veloso, discorreu sobre os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que estão sendo elaborados por aquele órgão.
A série de palestras foi encerrada pelo diretor da ANTAQ, que estava acompanhado dos superintendentes de Regulação, Arthur Yamamoto, e de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, Rogério Menescal, gerentes e especialistas em regulação da Agência.
Em sua palestra, o diretor da ANTAQ fez um resumo do Plano Nacional de Integração Hidroviária, cujo objetivo é identificar o potencial das hidrovias e mostrar onde instalações portuárias podem ser construídas nessas hidrovias, e sobre o Geographic Information System (GIS), aplicativo utilizado pelo PNIH, que foi elaborado pela autarquia com a cooperação técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
“O PNIH permite a realização de análises sobre regulação, planejamento em transporte e logística”, lembrou Tokarski, acrescentando que por meio do GIS é possível, por exemplo, simular a melhor rota para escoamento de uma carga a partir de uma determinada região produtora, comparando os modais aquaviário, rodoviário e ferroviário.
Tokarski destacou ainda a oportunidade da reunião com os principais atores do governo federal da área da navegação interior e portuária. Segundo o diretor da ANTAQ, não se pode ter um olhar para 6.500km, 8.000km de vias na navegação interior, quando levantamento recente da Agência mostra que as vias economicamente navegadas passam de 21.000km, dos quais mais de 10.000km estão na Amazônia.
“Quando se discute a navegação interior, não podemos ficar com o olhar só onde se transporta produtos agrícolas ou minério. Na Amazônia, existe um transporte economicamente importante para toda região, somado ao ir e vir de mais de 10 milhões de passageiros por ano. Portanto, precisamos de investimentos pontuais nas vias da Amazônia e também a continuidade da construção de terminais públicos para o transporte de passageiros e misto da região”, apontou Tokarski.

O diretor da Antaq, Adalberto Tokarski, participou na manhã da última sexta-feira (10), de um ciclo de palestras no Ministério dos Transportes (MT), em Brasília, sobre as perspectivas e desafios, no âmbito do governo federal, para o transporte aquaviário.

Além da Antaq, o encontro reuniu representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG), Secretaria de Portos (SEP), Marinha do Brasil, Ministério dos Transportes e Empresa de Planejamento e Logística (EPL).

O coordenador-geral de Planejamento, do Ministério dos Transportes, Eimar Bottega Ebeling, falou sobre o Plano Hidroviário Estratégico (PHE).

Já a coordenadora-geral de Gestão da Informação, do Departamento de Políticas Portuária da SEP, Mariana Pescatori, apresentou uma atualização do Plano Nacional de Logística Portuária (PNLP).

O diretor do Departamento de Infraestrutura Aquaviária do MT, Luziel Reginaldo de Souza, abordou o tema Programa de Manutenção Estruturada para as Hidrovias, e o representante do DNIT, Pedro Veloso, discorreu sobre os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental que estão sendo elaborados por aquele órgão.

A série de palestras foi encerrada pelo diretor da ANTAQ, que estava acompanhado dos superintendentes de Regulação, Arthur Yamamoto, e de Desempenho, Desenvolvimento e Sustentabilidade, Rogério Menescal, gerentes e especialistas em regulação da Agência.

Em sua palestra, o diretor da Antaq fez um resumo do Plano Nacional de Integração Hidroviária, cujo objetivo é identificar o potencial das hidrovias e mostrar onde instalações portuárias podem ser construídas nessas hidrovias, e sobre o Geographic Information System (GIS), aplicativo utilizado pelo PNIH, que foi elaborado pela autarquia com a cooperação técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

“O PNIH permite a realização de análises sobre regulação, planejamento em transporte e logística”, lembrou Tokarski, acrescentando que por meio do GIS é possível, por exemplo, simular a melhor rota para escoamento de uma carga a partir de uma determinada região produtora, comparando os modais aquaviário, rodoviário e ferroviário.

Tokarski destacou ainda a oportunidade da reunião com os principais atores do governo federal da área da navegação interior e portuária. Segundo o diretor da Antaq, não se pode ter um olhar para 6.500km, 8.000km de vias na navegação interior, quando levantamento recente da Agência mostra que as vias economicamente navegadas passam de 21.000km, dos quais mais de 10.000km estão na Amazônia.

“Quando se discute a navegação interior, não podemos ficar com o olhar só onde se transporta produtos agrícolas ou minério. Na Amazônia, existe um transporte economicamente importante para toda região, somado ao ir e vir de mais de 10 milhões de passageiros por ano. Portanto, precisamos de investimentos pontuais nas vias da Amazônia e também a continuidade da construção de terminais públicos para o transporte de passageiros e misto da região”, apontou Tokarski.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Reconhecimento
IBP conquista novamente o "Oscar dos Eventos" com a ROG....
11/12/25
Firjan
Rio pode ganhar mais 676 mil empregos com estímulo a 9 n...
10/12/25
Reconhecimento
Programa Nacional de Transparência Pública concede certi...
10/12/25
Combustíveis
Com novo aumento do ICMS para 2026, impacto nos preços d...
10/12/25
PPSA
Contratos de partilha vão produzir 2 milhões de barris a...
10/12/25
Logística
Transpetro amplia atuação logística com integração da PB...
09/12/25
Posicionamento IBP
Imposto Seletivo sobre petróleo e gás ameaça exportações...
09/12/25
Energia Solar
ArcelorMittal e Atlas Renewable Energy concluem construç...
09/12/25
ANP
Audiência pública debate apresentação de dados visando a...
09/12/25
Evento
PPSA realiza nesta terça-feira Fórum Técnico para debate...
09/12/25
Firjan
PN 2026-2030 - Novo ciclo de oportunidades é apresentado...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Projeto da Petrobras em parceria com a CERTI é vencedor ...
08/12/25
Margem Equatorial
Ineep apresenta recomendações estratégicas para início d...
08/12/25
Energia Elétrica
Primeiro complexo híbrido de energia da Equinor inicia o...
08/12/25
Prêmio ANP de Inovação Tecnológica
Parceria premiada - Petrobras participa de quatro dos se...
05/12/25
Evento
Petrolíferas debatem produção mais limpa e tecnologias d...
04/12/25
Leilão
PPSA arrecada cerca de R$ 8,8 bilhões com a alienação da...
04/12/25
Firjan
Novo Manual de Licenciamento Ambiental da Firjan ressalt...
04/12/25
Transição Energética
Óleo & gás continuará essencial até 2050, dizem especial...
04/12/25
PPSA
Leilão da PPSA oferecerá participação da União em áreas...
04/12/25
Asfalto
IBP debate sustentabilidade e novas tecnologias para o f...
03/12/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.