Definição

Antaq finaliza proposta de plano de outorgas do setor portuário

<P>O Brasil poderá ter, até 2023, de cinco a dez novos portos. A previsão é do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho. </P><P>A agência reguladora entregou ontem (8) à Secretaria Especial de Portos (SEP) a proposta do Plano Geral de Outorgas do...

Agência Brasil
09/04/2009 00:00
Visualizações: 117 (0) (0) (0) (0)

O Brasil poderá ter, até 2023, de cinco a dez novos portos. A previsão é do diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Fernando Fialho.

A agência reguladora entregou ontem (8) à Secretaria Especial de Portos (SEP) a proposta do Plano Geral de Outorgas do setor portuário, que prevê 45 subáreas com vocação logística para ter novos portos.

“O plano traz a identificação de áreas prioritárias, mas não significa que todas elas deverão ser feitas”, diz Fialho. Segundo ele, o plano é um elemento de subsídio à decisão governamental e identificou as principais demandas de cada região.

Quem definirá como essas demandas serão atendidas será o governo federal, que poderá construir novos portos públicos, fazer licitação para portos privados ou ainda ampliar a capacidade dos portos já existentes.

A primeira licitação, para construção de um porto em Ilhéus, na Bahia, deverá acontecer até o final do ano. Segundo o ministro-chefe da Secretaria dos Portos, Pedro Brito, além da viabilidade econômica, o governo também deve levar em conta necessidades de desenvolvimento regional na hora de escolher um local para a construção de um porto.

Segundo Brito, a secretaria vai analisar o plano em 30 dias. Depois disso, o governo fará reuniões com investidores para saber quais serão as prioridades. “Entre as várias áreas apontadas, vamos ver quais as mais importantes, ou do ponto de vista de mercado ou de desenvolvimento regional”, disse.

Fialho sugeriu que o governo faça uma declaração de intenção à Secretaria de Patrimônio da União para reservar as áreas mais interessantes para a construção de novos portos.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
OTC HOUSTON 2025
Para divulgar o potencial energético do Rio de Janeiro, ...
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Brasil leva maior delegação estrangeira para feira de pe...
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
IBP marca presença na programação da OTC Houston 2025
05/05/25
OTC HOUSTON 2025
Petrobras participa da OTC 2025, em Houston (EUA)
02/05/25
Bacia de Campos
Prio assina com a Equinor Brasil a aquisição de 60% dos ...
02/05/25
Rio de Janeiro
Porto do Rio de Janeiro atrai novo investimento privado ...
01/05/25
Combustíveis
Etanol e gasolina estão quedas nos preços em abril, apon...
01/05/25
Startups
Concluída a avaliação das startups inscritas na primeira...
01/05/25
OTC HOUSTON 2025
Profissionais do Grupo MODEC serão homenageados na OTC 2025
30/04/25
Pessoas
Paulo Cesar Montagner toma posse como 14º reitor da Unicamp
30/04/25
Etanol
Cana-de-açúcar tem produção estimada em 663,4 milhões de...
30/04/25
Captura de CO2
Impact Hub e Tencent lançam programa que disponibiliza a...
30/04/25
Resultado
Com recordes no pré-sal, Petrobras cresce 5,4% de produç...
30/04/25
Internacional
Petrobras apresenta oportunidades de investimento no set...
29/04/25
Royalties
Valores referentes à produção de fevereiro para contrato...
29/04/25
Biometano
TBG desenvolve projeto de Hub de Biometano para incremen...
29/04/25
Gás Natural
Comgás abre chamada pública para aquisição de gás natural
29/04/25
Pessoas
BRAVA Energia anuncia Carlos Travassos como novo Diretor...
28/04/25
OTC HOUSTON 2025
Indústria brasileira vai à OTC 2025 buscando ampliar sua...
28/04/25
Energia Elétrica
Mês de maio tem bandeira amarela acionada
28/04/25
Energia Elétrica
Prime Energy expande atuação em Minas Gerais
28/04/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22