Petróleo

ANP nega recurso da Petrobras sobre Cernambi

Agência Estado
23/09/2011 10:43
Visualizações: 857
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) negou, em reunião de diretoria, recurso administrativo proposto pela Petrobras em relação ao campo de Cernambi. A estatal quer que a reguladora reconheça o campo - localizado no bloco BM-S-11, no pré-sal da Bacia de Santos - como sendo uma reserva distinta do campo de Lula, ex-Tupi, localizado no mesmo bloco. Os dois blocos tiveram sua comercialidade declarada pela Petrobras - em parceria com suas sócias no campo, a BG e a Galp.

No documento enviado à ANP, foi indicado que a então área de Tupi, rebatizada como Lula, teria 6,5 bilhões de barris de óleo equivalente (boe) recuperáveis. Já a área de Iracema, chamada de Cernambi, teria 1,8 bilhão de boe recuperáveis, mas em um reservatório diferente do primeiro. Se consideradas como um só reservatório, como quer a ANP, o valor da participação especial a ser pago pela companhia será maior.

A ANP alega que as reservas de ambos os campos possuem ligação entre si, formando um único campo gigante. A decisão da diretoria da agência de negar o recurso usou como argumento o fato de a Petrobras não ter apresentado "dados novos" no caso.

Esta foi a segunda vez que a reguladora se manifestou contrária à Petrobras nesta questão. No início de julho, a agência havia reprovado os planos de desenvolvimento de Lula e Cernambi apresentados separadamente e determinou que a Petrobras apresentasse em 90 dias um plano de desenvolvimento único para a área, incluindo a parte de Cernambi.

Com a decisão tomada na reunião, a ANP vai avaliar o novo plano de desenvolvimento apresentado pela Petrobras na última segunda-feira (19). Se a estatal não tiver cumprido a recomendação feita em julho, poderá ser multada.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Energia Solar
Conjunto Fotovoltaico Assú Sol, maior projeto solar da E...
23/02/26
Internacional
UNICA e entidade indiana firmam acordo para ampliar coop...
23/02/26
Onshore
Possível descoberta de petróleo no sertão cearense mobil...
23/02/26
Oferta Permanente
ANP realizará audiência pública sobre inclusão de 15 nov...
23/02/26
Internacional
Brasil e Índia: aliança no setor de bioenergia em pauta ...
23/02/26
Biometano
MAT bate recorde de instalações de sistemas de compressã...
23/02/26
Combustíveis
Etanol amplia perdas e encerra semana com nova queda nos...
23/02/26
Macaé Energy
Macaé recebe feira estratégica de energia voltada à gera...
20/02/26
PPSA
Produção de petróleo e de gás natural da União dobra em ...
20/02/26
ESG
Inscrições abertas até 26/2 para o seminário Obrigações ...
20/02/26
Pessoas
Paulo Alvarenga é nomeado CEO da TKMS Brazil
19/02/26
Subsea
Priner expande atuação no offshore com lançamento de sol...
13/02/26
Firjan
Recorde no petróleo sustenta crescimento da indústria do...
13/02/26
E&P
Tecnologia brasileira redefine a produção em campos madu...
13/02/26
Bahia Oil & Gas Energy
Produção em campos terrestres de petróleo e gás deve cre...
12/02/26
Pré-Sal
Plataforma da Petrobras, P-79, chega ao campo de Búzios
12/02/26
Resultado
Com 2,99 milhões boed, produção de petróleo e gás da Pet...
12/02/26
PPSA
MME e MMA liberam setores estratégicos do pré-sal e viab...
12/02/26
Oferta Permanente
Manifestação conjunta abrangente e inédita agiliza inclu...
12/02/26
Biometano
Biometano em foco com debate sobre crédito, regulação e ...
12/02/26
Pessoas
Mario Ferreira é o novo gerente comercial da Wiz Corporate
11/02/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.