Etanol

ANP inicia Revisão da Resolução nº 43/2013, que trata da comercialização de etanol hidratado

Redação/Agência ANP
10/12/2019 08:00
Visualizações: 1262

A Diretoria Colegiada da ANP vem por meio deste comunicado esclarecer que, conforme registro em ata da 994ª Reunião de Diretoria, ocorrida em 26/09/2019, foi verificada a necessidade de revisão do arcabouço regulatório referente à comercialização de etanol hidratado, particularmente no que tange aos resultados da TPC 2/2018, que tratou da comercialização de etanol pelas usinas diretamente aos postos revendedores. Nesse contexto, foi determinado que a Superintendência de Distribuição e Logística (SDL) desse início ao processo de revisão da Resolução ANP nº43/2013.

No que se refere especificamente ao tema tratado na TPC 2, esclarece-se que, dada a necessidade de alteração em Lei para o estabelecimento da monofasia tributária federal, até que haja a alteração legal, uma das possibilidades que a Agência vem estudando, é a criação de agente autorizado pela ANP para comercialização restrita de etanol hidratado combustível, com a obrigação de recolhimento de tributos federais, atualmente realizada pelas distribuidoras de combustíveis líquidos, incidentes sobre a venda de etanol hidratado.

Em vista do acima exposto, ratifica-se que o processo de alteração regulatória da Resolução ANP nº 43/2013 já vem sendo conduzido pela Superintendência de Distribuição de Logística em colaboração com outras Superintendências da Agência, de forma transparente e com garantia de participação da sociedade, incluindo a realização de workshop, consulta e audiência pública.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Parceria
MME promove nova rodada de debate sobre a Estratégia Nac...
09/06/26
Etanol
Preço do hidratado cai pela 2ª semana consecutiva
09/06/26
BOGE 2026
Smart Control ganha destaque na Bahia Oil & Gas Energy 2...
08/06/26
Investimentos
Mar aberto para o crescimento: investimentos impulsionam...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25