Risco

ANP abre investigação para apurar incidente em plataforma na Bacia de Campos

De acordo com a agência, serão investigadas as causas da inundação parcial de uma das colunas da plataforma, o que motivou o adernamento de cerca de três graus. A plataforma Alaskan Star era operada pela Queiroz Galvão para a Concessionária Petrobras, no campo de Albacora, na Bacia de Campos.

Redação
15/03/2012 09:32
Visualizações: 597
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) abriu processo administrativo para apurar as causas do incidente envolvendo um princípio de incêndio e o consequente adernamento da Plataforma Alaskan Star, operada pela Queiroz Galvão para a Concessionária Petrobras, no campo de Albacora, na Bacia de Campos, no último dia 13.

De acordo com a agência, serão investigadas as causas da inundação parcial de uma das colunas da plataforma, o que motivou o adernamento de cerca de três graus.

O poço 8AB123-HP-RJS, que estava sendo perfurado no momento do incidente, foi fechado com segurança e a plataforma se encontra estabilizada. Houve vazamento de uma pequena quantidade de fluído de perfuração, que já foi controlado. 

A sonda Alaskan Star opera em profundidades que variam de 46 a 510 metros, e sua Documentação de Segurança Operacional foi aprovada pela ANP em 13/12/2010. Seus sistemas navais foram periciados “in loco” em dezembro de 2011, tendo sido emitida, no âmbito do Convênio entre a ANP e a Marinha do Brasil, a Declaração de Conformidade para Operação de Plataformas em águas jurisdicionais brasileiras.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Aviação
O Brasil pode se tornar uma potência em SAF
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
BRANDED CONTENT
Complexo de Energias Boaventura impulsiona o futuro ener...
05/06/26
PPSA
CNOOC e Petrochina arrematam cargas de Atapu e de Bacalh...
05/06/26
Descomissionamento
Ecovix e Gerdau finalizam desmontagem da plataforma P-32...
04/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
BOGE 2026
Mayekawa do Brasil presente na Bahia Oil & Gas Energy
03/06/26
Meio Ambiente
TIM amplia geração própria de energia renovável e usa in...
03/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
BOGE 2026
WIKA apresenta soluções para medição e controle de proce...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
GLP
Posicionamento do Sindigás sobre reunião da Diretoria Co...
03/06/26
Combustíveis
Petrobras aprova adesão à nova subvenção econômica e pre...
03/06/26
Resultado
Com 5,640 milhões de barris de óleo equivalente por dia ...
02/06/26
BOGE 2026
Bahia Oil & Gas Energy encerra edição histórica e projet...
02/06/26
Bolsa de Valores
Com mercado volátil, ações de petróleo, combustíveis e g...
02/06/26
BOGE 2026
NETZSCH do Brasil reforça liderança no setor de óleo e g...
01/06/26
BOGE 2026
Clark Solutions reforça atuação em eficiência Bahia Oil ...
01/06/26
Firjan
PIB cresce, mas custo estrutural continua limitando o Brasil
01/06/26
Combustíveis
Petrobras ajusta preço da gasolina
01/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25