Jirau

Aneel adia decisão sobre usina

Valor Econômico
16/07/2008 11:43
Visualizações: 23

O consórcio Energia Sustentável, liderado pela franco-belga Suez e pela construtora brasileira Camargo Corrêa, vai precisar de uma boa dose de paciência para tirar a hidrelétrica de Jirau do papel. Vitorioso no leilão realizado pelo governo federal em maio, o grupo já enfrenta um recurso do consórcio derrotado Jirau Energia na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que não descarta questionar o revés em outras esferas. O Jirau Energia é liderado pela construtora Odebrecht e Furnas. 


A usina de Jirau é uma das duas hidrelétricas do complexo do rio Madeira que foram à leilão. A outra é Santo Antônio, que foi vencida pelo consórcio formado principalmente por Odebrecht e Furnas em uma licitação realizada em dezembro de 2007. 


Ontem, em sua reunião semanal, a Aneel resolveu tirar da pauta o recurso do Jirau Energia, que basicamente questiona parte da documentação entregue pelo Energia Sustentável para participar do pregão de maio. A agência pretende ter mais tempo para analisar o recurso, que voltará à pauta na próxima reunião que acontecerá terça-feira, dia 22. A Aneel ainda deverá avaliar, com base no projeto de engenharia do consórcio vencedor, se a mudança está em conformidade com o edital. Além disso, o Ibama precisa dizer se a alteração não eleva os impactos ambientais da hidrelétrica, o que é negado pelo grupo da Suez. 


"Nós vamos esperar o posicionamento da Aneel sobre o recurso", afirma Irineu Meireles, presidente do consórcio Jirau Energia, ao Valor. Segundo o executivo, após a decisão da agência é que o consórcio analisará outros caminhos. "Mas nós também pretendemos questionar a nova localização da usina", completa Meireles. 


O Energia Sustentável, após a vitória no leilão, revelou que pretendia mudar o local de construção da usina em nove quilômetros. A idéia é transferir o empreendimento da cachoeira de Jirau para a cachoeira de Caldeirão do Inferno. 


Essa mudança proposta à época do leilão, inclusive, foi apresentada com uma das principais justificativas para o forte deságio praticado pelo grupo liderado pela Suez. O consórcio Energia Sustentável derrotou o Jirau Energia ao oferecer um preço 22% menor em relação ao valor-teto de R$ 91 por megawatt/hora (MWh) estabelecido pelo governo federal. O lance do grupo perdedor foi de R$ 85,02 por MWh. 


João Canellas, diretor da Camargo Corrêa, afirma que o Energia Sustentável não infringiu o edital ao propor a mudança de local da usina. "A licitação previa ao comprador a aquisição de energia por aproveitamento hidrelétrico. E a concessão não é de área, ela é de uso do bem público", afirma Canellas, o que segundo ele enterraria o questionamento sobre a mudança de local da hidrelétrica. 


O executivo da Camargo Corrêa está convencido de que a mudança de local trará benefícios ao projeto, porque melhora as condições de navegabilidade do rio Madeira e porque possui melhores condições ambientais. "Nós temos aprofundado as sondagens e a geologia tem se mostrado ótima", afirma Canellas. 


Mas o sentimento geral é que ainda haverá questionamento administrativo em relação à vitória do Energia Sustentável no leilão, apesar de o próprio presidente do consórcio perdedor não descartar ingressar com ações na Justiça brasileira. "Vamos cumprir todas as etapas legais", assegura Meireles.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19