Cogeração

Âmbar Energia adquire usina de biomassa em Santa Catarina

Compra da Usina de Cogeração Lages faz parte da estratégia de crescimento e diversificação de fontes de energia da empresa.

Redação TN Petróleo/Assessoria
27/05/2024 13:20
Âmbar Energia adquire usina de biomassa em Santa Catarina Imagem: Divulgação Visualizações: 2832

A Âmbar Energia, empresa do grupo J&F, anunciou hoje a aquisição de 100% da Usina de Cogeração Lages (UCLA), uma usina de geração de energia a partir de biomassa, localizada em Lages, Santa Catarina.

A unidade tem capacidade instalada de 28 megawatts (MW) e pertencia ao grupo Engie Brasil Energia. A UCLA é pioneira na geração de energia elétrica e vapor a partir de resíduos madeireiros, uma fonte renovável de energia.

"Esta aquisição reforça nossa estratégia de investir em ativos que garantem a segurança energética do país, dando segurança ao processo de transição energética. A incorporação da UCLA fortalece a posição estratégica da Âmbar na estabilidade de abastecimento do sistema elétrico", afirma Marcelo Zanatta (foto), presidente da Âmbar Energia.

A Âmbar atua na geração e na comercialização de energia e no transporte de gás. A aquisição da UCLA é mais um passo estratégico na expansão e diversificação do parque de geração da Âmbar, que possui uma capacidade instalada de 2,3 gigawatts (GW). Com o negócio, a empresa adiciona a biomassa ao seu portfólio, que já contava com energia fotovoltaica e térmica a gás natural e a carvão mineral.

Sobre a Âmbar - A Âmbar Energia é o braço de energia do grupo J&F, o maior grupo econômico privado do Brasil. A empresa desenvolve, implanta e explora projetos de geração, comercialização, gestão de energia e de um conjunto de gasodutos, com o objetivo de contribuir com os novos desafios de expansão, diversificação e segurança energética brasileira. No total, a Âmbar tem 2,3 gigawatts (GW) de capacidade de geração de energia elétrica.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Hidrelétricas
Duas usinas da EDP lideram ranking das melhores hidrelét...
08/06/26
Hidrelétricas
Duas usinas da EDP lideram ranking das melhores hidrelét...
08/06/26
Transmissão
ENGIE lidera projeto de tecnologia inédito e investe R$ ...
08/06/26
Etanol
Mercado de etanol encerra a primeira semana de junho pre...
08/06/26
Biometano
Gás Verde e Knauf fecham parceria para fornecimento de b...
04/06/26
Investimento
Projeto de coleta de óleos e gorduras residuais irá rece...
03/06/26
Etanol
Brasil pode mais que dobrar produção de etanol até 2040 ...
03/06/26
Comunicação
O fim do cargo isolado: por que a IA está fundindo desig...
01/06/26
Combustíveis
Etanol encerra maio com mercado atento ao avanço da safra
01/06/26
Biometano
Equinor, Embrapii, Unicamp e CNPEM lançam projeto para a...
28/05/26
Combustível
Etanol fecha a semana em recuperação moderada, mas merca...
25/05/26
Comunicação
Pesquisadoras de diferentes lugares do mundo se reúnem n...
24/05/26
Prêmio
Jovens do Jacarezinho (RJ) recebem prêmio em Oxford (UK)
23/05/26
Etanol
Com aumento na oferta, preço do etanol acelera queda e a...
22/05/26
Energia Elétrica
ANEEL homologa leilões de reserva de capacidade na forma...
22/05/26
Energia Elétrica
TAESA anuncia a aquisição de cinco concessões de transmi...
21/05/26
Meio ambiente
WCA completa primeiro ano ampliando debates sobre mercad...
21/05/26
Fenasucro
Combustível do Futuro consolida pioneirismo brasileiro e...
20/05/26
DIVERSIDADE E INCLUSÃO
Escritora Rebeca Kim lança livro com protagonismo PCD em...
19/05/26
Biometano
Naturgy debate cenário de gás natural e oportunidades co...
19/05/26
Meio Ambiente
Refinaria de Mataripe acelera agenda ambiental com uso e...
19/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

25