Aneel

Alterar o local da barragem de Jirau não é ilegal

Agência Estado
08/09/2008 12:03
Visualizações: 200

O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Jerson Kelman, disse que o deslocamento da barragem de Jirau, do rio Madeira (RO), em nove quilômetros do ponto original não é ilegal. "O leilão admite mudanças na posição do eixo e, nesse ponto, nós não estamos com dúvida. Agora, examinamos se o projeto básico atende as condições que precisam ser atendidas", disse o executivo. Para ser aprovada a proposta do consórcio Energia Sustentável (Enersus), vencedor da licitação, Kelman afirmou que o projeto não pode alterar a garantia física da usina e nem gerar impactos na hidrelétrica de Santo Antônio e na Bolívia.

 

Segundo Kelman, o edital do leilão de Jirau, realizado em maio deste ano, foi baseado no estudo de viabilidade - que foi produzido por Furnas e Odebrecht, vencedores do leilão de Santo Antônio. "O estudo de viabilidade, como diz o nome, serve para verificar se a usina é viável e qual seria o preço-teto. É para isso que serve. Na fase de projeto básico é possível alterar o local da usina, apesar de que nove quilômetros não é algo comum", explicou.
 

Uso de bem público


O executivo acrescentou que Jirau não é uma obra pública, no qual o empreendimento tem um local preciso e a licitação ocorre com base no projeto básico. "O leilão de Jirau não foi de obra pública, e sim de venda de energia e de uso de bem público. É algo diferente. Nessa situação, admite-se que não se tenha o projeto básico e este, sem nenhuma dúvida, pode ter uma localização distinta do estudo de viabilidade quando for apresentado após leilão", justificou. Apesar disso, Kelman disse que isso não significa que a Aneel irá aprovar a proposta da Enersus, contestada pela Odebrecht.


Kelman justificou esse entendimento com base na tese de que "o recurso natural de um trecho do rio deve ser plenamente utilizado e isso implica em diferentes soluções". O diretor da Aneel disse que, em qualquer caso em que se verifica que a nova proposta de usina aproveita melhor o recurso energético disponível em um rio, a agência não impõe restrições à mudança de local. "É um comportamento usual da Aneel. Não é a primeira vez que isso acontece", explicou.

 

O diretor da Aneel afirmou que até o final do ano a agência deve apresentar o seu parecer sobre a mudança do local da usina, apresentada pela Enersus, que é liderada pela Suez. A Odebrecht, que lidera o consórcio derrotado Jirau Energia, ameaça entrar na Justiça caso o governo (Ibama e Aneel) aprove o deslocamento do eixo da usina. Kelman participou hoje do Seminário Exame de Energias Renováveis, realizado em São Paulo.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19