A Alstom Grid assinou um contrato com a Svenska Kraftnät, operadora do sistema de transmissão elétrico sueco, para o fornecimento de um novo Sistema de Gestão de Energia (EMS - Energy Management System) para a rede nacional da Suécia.
Na cerimônia de assinatura do contrato, realizada na sede da Alstom Corporate em Paris, Patrick Kron, Chairman e CEO da Alstom, recebeu a delegação da Svenska Kraftnät, liderada por seu Diretor Geral, Mikael Odenberg. Kron afirmou: “Nossa parceria com a Svenska Kraftnät demonstra nosso compromisso e experiência em trazer ao mercado soluções prontas para Smart Grid e que ajudam a fornecer redes elétricas seguras, eficientes e ambientalmente responsáveis”.
O novo EMS será baseado no pacote de software e-terra da Alstom Grid, construído sobre uma plataforma de TI de alta performance e design seguro, com solução de Gestão de Segurança e Eventos (SEM - Security and Event Management). A Svenska Kraftnät contará com recursos modernos, como uma avançada interface com o usuário para controle de situações, um modelador de dados - Modelo de Informação Comum (CIM - Common Information Model) e uma Solução completa para Sistemas de Aquisição de Dados de Área Extendida (WAMS - Wide Area Measurement Solution) para estabilidade em tempo real. Interfaces adicionais para as aplicações internas da Svenska Kraftnät, como o simulador rápido ARISTO, também permitirão à empresa simplificar o planejamento, treinamento e processos de negócios dentro de sua organização.
A longo prazo, esse sistema de gestão de energia, de arquitetura aberta, permitirá à rede de energia sueca se ajustar melhor às futuras mudanças no mercado de eletricidade nacional e europeu, a fim de gerenciar desafios de rede como a integração da energia renovável e a interconexão com outras redes europeias.
A Svenska Kraftnät instalará o novo EMS no Centro Nacional de Controle em Sundbyberg e no centro de controle regional em Sollefteå. Essas duas salas de controle gerenciam a rede de energia da Suécia, que consiste em 15.000 quilômetros de linhas de 220 kV e 400 kV, interconectores de fronteiras (CA e CC) e subestações. Essa rede nacional e seu sistema associado SCADA*/EMS de supervisão e gestão de rede são de vital importância para a Suécia e, portanto, são regulados estritamente segundo os interesses de segurança nacional.
“Estamos comprometidos em nos tornarmos uma forte parceira na rede elétrica sueca e para todos os mercados de energia escandinavos” afirma Jean-Michel Cornille, Vice-Presidente Sênior de Automação. “Ao trabalharmos com nossos clientes no reforço da segurança e confiabilidade, temos a satisfação de apoiar ativamente a transformação de suas redes elétricas nas redes inteligentes (smart grids) de amanhã."
De acordo com o contrato, a entrega do trabalho deve ser feita em 22 meses. Uma vez concluído o projeto, as soluções de software e-terra da Alstom Grid gerenciarão quatro operadoras do sistema de transmissão (TSOs - Transmission System Operators) nórdico (Dinamarca, Islândia, Noruega e Suécia). Em 2009, a Alstom Grid também colocou em operação o Sistema Nórdico de Informação de Operações (NOIS - Nordic Operation Information System), que facilita o compartilhamento de dados operacionais de missão crítica entre as TSOs da região.