Engenharia

Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53

Assessoria/Redação
05/04/2016 14:21
Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53 Imagem: Agência Petrobras Visualizações: 651

A substituição do heliponto da P-53 representa um desafio não só de engenharia em si, mas de logística, técnicas de construção e gerenciamento, enfim, é um empreendimento desafiador como um todo para a Alphatec.

Começa com seu pioneirismo, pois não existe registro de um outro projeto com essas características. Já foi substituído um heliponto com a plataforma em operação, mas por etapas, e nunca a estrutura completa. Esse projeto trata-se da montagem de uma estrutura inteira, com cerca de 200 Toneladas, mais de 25 metros de altura e que será transportada completa, do canteiro no Porto de Arraial do Cabo/RJ, até a Plataforma P-53 onde será edificada com o apoio de um guindaste-balsa da PETROBRAS. Este é um projeto com um grande número de interfaces, a engenharia executada por uma empresa subcontratada na cidade do Rio de Janeiro, a fabricação na Alphatec - em Macaé, a montagem no Porto do Forno em Arraial do Cabo e a instalação na Plataforma P-53, além da aquisição do topo da estrutura realizada com uma empresa especializada na Holanda, o que exige da equipe Alphatec uma especial atenção na gestão dessas interfaces.’’ disse Wagner Garcia - Gerente do projeto.

Durante as fases de engenharia e suprimentos, nos deparamos com questões que exigiram decisões rápidas e criativas de nossa equipe, como a substituição de alguns materiais e revisões de projeto provocadas por aspectos de mercado, sem prejuízo da integridade da estrutura em sí. Além disso, tivemos de nos adequar a essas soluções, adotando as melhores práticas de mitigação de desvios e, por que não, correndo certos riscos visando não comprometer o nosso cronograma.’’ finaliza Wagner.

Hoje o projeto está em sua fase final de fabricação e pintura, conduzida nas instalações da Alphatec. Nesta fase, os desafios estão relacionados à necessidade de adequar o tamanho das peças pré-fabricadas com a capacidade de movimentação dessas estruturas entre a fábrica e o Porto. Além da fabricação, está em pleno andamento a montagem da estrutura no Porto do Forno em Arraial do Cabo, o que representa novo desafio, pois a condução do projeto está sendo realizada numa cidade turística, praiana e isso requer soluções de aspecto logístico bastante diversificadas.

A previsão de envio da estrutura para o mar é até o final de abril e o novo heliponto da P-53 será homologado pelas autoridades competentes já no mês de maio, quando estará em plena operação.

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20