acesso a redes sociais
  • tumblr.
  • twitter
  • Youtube
  • Linkedin
  • flickr
conecte-se a TN
  • ver todas
  • versão online
  • Rss
central de anunciante
  • anunciar no site
  • anunciar na revista
Engenharia

Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53

05/04/2016 | 11h21
Alphatec realiza projeto novo heliponto da plataforma P-53
Agência Petrobras Agência Petrobras

A substituição do heliponto da P-53 representa um desafio não só de engenharia em si, mas de logística, técnicas de construção e gerenciamento, enfim, é um empreendimento desafiador como um todo para a Alphatec.

Começa com seu pioneirismo, pois não existe registro de um outro projeto com essas características. Já foi substituído um heliponto com a plataforma em operação, mas por etapas, e nunca a estrutura completa. Esse projeto trata-se da montagem de uma estrutura inteira, com cerca de 200 Toneladas, mais de 25 metros de altura e que será transportada completa, do canteiro no Porto de Arraial do Cabo/RJ, até a Plataforma P-53 onde será edificada com o apoio de um guindaste-balsa da PETROBRAS. Este é um projeto com um grande número de interfaces, a engenharia executada por uma empresa subcontratada na cidade do Rio de Janeiro, a fabricação na Alphatec - em Macaé, a montagem no Porto do Forno em Arraial do Cabo e a instalação na Plataforma P-53, além da aquisição do topo da estrutura realizada com uma empresa especializada na Holanda, o que exige da equipe Alphatec uma especial atenção na gestão dessas interfaces.’’ disse Wagner Garcia - Gerente do projeto.

Durante as fases de engenharia e suprimentos, nos deparamos com questões que exigiram decisões rápidas e criativas de nossa equipe, como a substituição de alguns materiais e revisões de projeto provocadas por aspectos de mercado, sem prejuízo da integridade da estrutura em sí. Além disso, tivemos de nos adequar a essas soluções, adotando as melhores práticas de mitigação de desvios e, por que não, correndo certos riscos visando não comprometer o nosso cronograma.’’ finaliza Wagner.

Hoje o projeto está em sua fase final de fabricação e pintura, conduzida nas instalações da Alphatec. Nesta fase, os desafios estão relacionados à necessidade de adequar o tamanho das peças pré-fabricadas com a capacidade de movimentação dessas estruturas entre a fábrica e o Porto. Além da fabricação, está em pleno andamento a montagem da estrutura no Porto do Forno em Arraial do Cabo, o que representa novo desafio, pois a condução do projeto está sendo realizada numa cidade turística, praiana e isso requer soluções de aspecto logístico bastante diversificadas.

A previsão de envio da estrutura para o mar é até o final de abril e o novo heliponto da P-53 será homologado pelas autoridades competentes já no mês de maio, quando estará em plena operação.



Fonte: Assessoria/Redação
Seu Nome:

Seu Email:

Nome do amigo:

Email do amigo:

Comentário:


Enviar