<P>O novo canal representa uma evolução no transporte ferroviário no estado de São Paulo e prevê a movimentação ferroviária a partir do Centro de Distribuição Multimodal (CDM) localizado em Paulínia, com capacidade para movimentar cerca de 110 contêineres por dia. </P><P>Desde que assumi...
Victor AbramoO novo canal representa uma evolução no transporte ferroviário no estado de São Paulo e prevê a movimentação ferroviária a partir do Centro de Distribuição Multimodal (CDM) localizado em Paulínia, com capacidade para movimentar cerca de 110 contêineres por dia.
Desde que assumiu o controle da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste), em maio de 2006, a ALL têm investido para otimizar a operação ferroviária, inclusive com o transporte de novos produtos. “O estado de São Paulo é o maior mercado de contêineres do Brasil e a região de Paulínia e Campinas é uma grande concentradora de empresas exportadoras e importadoras. Esta operação visa conectar pelo modal ferroviário o maior porto do país com o principal mercado de contêineres, de uma forma mais segura e com menor custo”, conta Bruno Lino, gerente da unidade de Produtos Industrializados da empresa em São Paulo.
Segundo Lino, a parceria com a Katoen Natie mostra uma mudança no perfil do transporte ferroviário no estado de São Paulo. “Estamos trazendo para São Paulo o know-how que desenvolvemos nos mercados da Região Sul, onde já movimentamos anualmente cerca de 100 mil TEUS. Neste caso, oferecemos aos nossos clientes além da operação intermodal completa, todos os serviços da Katoen Natie, que é especialista em armazenagem e distribuição.”, explica.
O trem facilita a movimentação, armazenagem e descarga de contêineres e está completamente integrado a estrutura existente no CDM de Paulínia, para a oferta de serviços de maior valor agregado. O CDM conta com silos de armazenagem, mistura e homogeneização, armazéns, linhas de embalagem, balança rodoviária, entre outros recursos. “Iremos transportar os produtos através de um modal mais seguro, inteligente e sustentável”, salienta o Gerente Comercial da Katoen Natie, Michel Gelders.
Movimentação - Os contêineres são recebidos nos terminais portuários de Santos, principalmente o Terminal Santos Brasil, e trazidos, via ferrovia, para Paulínia, de onde são distribuídos para os clientes da ALL. No fluxo inverso, para exportação, o produto é trazido até Paulínia, onde é acondicionado em contêineres, liberado através o REDEX no CDM e enviado ao porto de Santos.
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