COP27

Aliança pela Descarbonização da Indústria define principais pontos focais e dá boas-vindas aos novos membros na primeira reunião da COP27

Os membros fundadores realizaram sua primeira mesa-redonda executiva durante o Dia da Descarbonização da COP27, em Sharm El Sheikh, no Egito.

Redação TN Petróleo/Assessoria
11/11/2022 09:24
Aliança pela Descarbonização da Indústria define principais pontos focais e dá boas-vindas aos novos membros na primeira reunião da COP27 Imagem: Divulgação Siemens Visualizações: 1805

Os principais executivos das 28 empresas que compõem a Aliança pela Descarbonização da Indústria realizaram nesta sexta-feira, 11 de novembro, a primeira reunião do grupo na COP27 e definiram uma visão conjunta e um plano de implementação.

Composto por empresas líderes de todos os setores da indústria, o grupo realizou a primeira reunião da Aliança durante o Dia de Descarbonização da COP27 em Sharm El Sheikh, no Egito, com foco em seis pilares e facilitadores: energias renováveis, hidrogênio verde, bioenergia com captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS), otimização do processo térmico, capital humano e financiamento.

Responsável por mais de 30% das emissões globais de gases de efeito estufa e quase 40% do consumo global de energia, o setor industrial é o segundo maior emissor depois da geração de energia. Se não houver maiores esforços de redução de emissões no setor industrial, a meta de limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius será inalcançável.

Francesco La Camera, Diretor-Geral da IRENA, afirmou: "Temos menos de uma década para garantir uma possível chance de lutar por um mundo de 1,5°C. A ação climática precisa de líderes da indústria. Esta Aliança representa o crescente compromisso da indústria global em atuar pela descarbonização. Temos o prazer de receber hoje oito novos membros na nossa Aliança, unidos em sua determinação de acelerar a transição energética. Ao nos unirmos, enviamos um sinal claro de solidariedade na COP27 e convidamos novos parceiros a se juntarem à nossa visão comum."

Como copresidente da Aliança, Christian Bruch (foto), Presidente e CEO da Siemens Energy, disse: "Não há razões ou desculpas para esperar por ações. Todas as tecnologias necessárias estão disponíveis e o último relatório do IPCC deixou bem claro que sem grandes mudanças o aquecimento global aumentará mais de 3,2°C. Não há alternativa para a transição energética -- precisamos agir juntos agora para uma implementação justa e ambiciosa."

Em 1º de setembro de 2022, a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA), a Siemens Energy (parceira cofundadora) e empresas de todos os setores da indústria lançaram a Aliança pela Descarbonização da Indústria, durante o Fórum de Investimento para a Transição Energética do G20, em Bali, na Indonésia. A Enel Green Power, TAQA Arabia, Eni, Technip Energies, EDF Renewables, JSW, Tata Steel, Sable Chemicals, Tatanga Energy, Repsol, Equinor e TAQA são os outros membros fundadores. As empresas adotaram a 'Declaração de Bali' para acelerar as ambições de zero emissão de carbono e a descarbonização das cadeias de valor industriais no alcance das metas climáticas do Acordo de Paris.

A IRENA atua como a Secretaria da Aliança. A Siemens Energy e a Tata Steel copresidem a liderança, enquanto a Roland Berger (Parceira de Conhecimento) apoia o desenvolvimento e a implementação de melhores práticas. O número crescente de membros destaca a necessidade de uma plataforma internacional com múltiplos stakeholders, que permita o intercâmbio e a colaboração para enfrentar a descarbonização do setor industrial.

Desde seu lançamento, a Aliança já deu as boas-vindas oficialmente a 13 novos membros: OQ, KIS Group, VALE, ATC Development, Subsea 7, Elsewedy Electric, FLSmidth, Petronas, Ecopetrol, Unilever, Envision, Alfanar Global Development e Alzahid Group. A Aliança estimula que novos membros se inscrevam e se unam à sua visão comum para acelerar a transição energética. A associação está aberta à empresas públicas e privadas, além de stakeholders que operem em setores intensivos de energia e estejam prontos para descarbonizarem suas atividades imediatamente.

Este release, bem como imagem e outros materiais estão disponíveis no link. Para mais informações sobre a Aliança pela Descarbonização da Indústria, consulte aqui.

Sobre a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA)
A Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA) é uma agência intergovernamental global para a transformação energética que serve como a principal plataforma para a cooperação internacional, apoiando os países em suas transições energéticas e fornecendo dados e análises de última geração sobre tecnologia, inovação, política, finanças e investimentos. A IRENA fomenta a adoção generalizada e o uso sustentável de todas as formas de energia renovável, incluindo bioenergia, geotérmica, energia hidrelétrica, oceânica, solar e eólica na busca do desenvolvimento sustentável, acesso à energia e segurança energética, para resiliência e prosperidade econômica e social e um futuro à prova de clima.

Os membros da IRENA incluem 167 países e a UE. Juntos, eles decidem a direção estratégica e as atividades programáticas da Agência, de acordo com o discurso global de energia e as prioridades para acelerar a implantação de transições de energia baseadas em energias renováveis em todo o mundo.

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Combustíveis
Etanol aprofunda queda na semana e amplia perdas no acum...
20/04/26
P&D
Centro de pesquisa na USP inaugura sede e impulsiona tec...
17/04/26
PPSA
Produção de petróleo da União atinge 182 mil barris por ...
17/04/26
Reforma Tributária
MODEC patrocina debate sobre reforma tributária no setor...
17/04/26
E&P
Revisão de resolução sobre cessão de contratos de E&P é ...
17/04/26
Estudo
Consumo de gás natural cresce 3,8% em 2025 no Brasil
17/04/26
Apoio Marítimo
Mesmo com tensões globais, setor marítimo avança e refor...
17/04/26
Internacional
Petrobras assina participação em novo bloco exploratório...
17/04/26
PPSA
Petrochina arremata carga da União de Bacalhau em leilão...
17/04/26
Rio de Janeiro
Firjan calcula que, só em 2025, estado do Rio acumulou p...
16/04/26
Refino
Refinaria de Mataripe, da Acelen, reduz consumo total de...
16/04/26
Cana Summit
No Cana Summit 2026, ORPLANA e UNICA formalizam revisão ...
16/04/26
Royalties
Firjan anuncia mobilização para defender interesse do RJ...
16/04/26
Reconhecimento
3º Prêmio Foresea de Fornecedores premia melhores empres...
16/04/26
Cana Summit
Abertura do Cana Summit 2026: autoridades e especialista...
15/04/26
Gás Natural
TBG e SCGás inauguram nova estação em Santa Catarina e a...
15/04/26
Espírito Santo
Indústria de Petróleo e Gás no ES deve investir mais de ...
15/04/26
Investimentos
SEAP: Bacia Sergipe-Alagoas irá receber dois FPSOs
14/04/26
Petrobras
US$450 milhões serão investidos no maior projeto de moni...
14/04/26
Combustíveis
Etanol gera economia superior a R$ 2,5 bilhões em março ...
14/04/26
Espírito Santo
Próximo pico da produção de petróleo no ES será em 2027
14/04/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23