Decisão

Alemanha renuncia à promoção dos biocombustíveis

Agência UDOP
04/04/2008 14:36
Visualizações: 520

O ministro alemão do Ambiente, Sigmar Gabriel, anunciou hoje (4) que Berlim vai abandonar uma medida-farol para desenvolver os biocombustíveis porque mais de três milhões de automóveis não poderão utilizá-los.

 

“Não o faremos”, confirmou o ministro à estação de televisão ARD.

 

A Federação alemã dos importadores de automóveis VDIK estimou hoje que 3,3 milhões de veículos, ou seja, 30 por cento das viaturas estrangeiras, não poderão funcionar com a mistura do etanol e gasolina que Berlim queria impor.

 

Sigmar Gabriel tinha alertado que se o número de veículos inadaptados ultrapassasse um milhão, iria abandonar o projecto.

 

“Não se trata de uma medida contra a política de Ambiente, mas uma medida destinada a ajudar a indústria automóvel”, salientou hoje o ministro.

 

Este anúncio representa um duro golpe para os biocombustíveis, dantes apresentados como a solução miraculosa para as alterações climáticas – devido à redução nas emissões poluentes – mas que hoje são criticadas por várias organizações ecologistas.

 

O projecto E10 previa aumentar de cinco por cento para dez por cento, a partir de 2009, a proporção de etanol na gasolina tradicional para reduzir as emissões de dióxido de carbono.

 

Mas a mistura, mais corrosiva que o combustível clássico, arrisca a desgastar mais rapidamente algumas peças dos motores e é incompatível com os carros mais antigos, nomeadamente aqueles que têm mais de 15 anos.

 

Este abandono representa ainda um recuo na política ambiental do Governo alemão, que decidiu ir mais longe e mais rápido do que a União Europeia nas suas ambições de redução das emissões de dióxido de carbono. Para o fazer contava com os biocombustíveis, entre outras medidas.

 

Há várias semanas que o projecto E10 já a ser alvo de críticas de organizações ecologistas como a Greenpeace, que denunciam as condições da plantação de colza ou soja, indispensáveis à produção dos biocombustíveis, e dos automobilistas, que receavam um aumento dos custos.
 

 

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Margem Equatorial
Aprovada a indicação de 86 blocos na Margem Equatorial p...
27/06/26
Oferta Permanente
Oferta Permanente: ANP divulga empresas aptas a particip...
26/06/26
Energia Elétrica
Demanda por energia elétrica cai quase 11% nos jogos do ...
26/06/26
FPSO
MODEC e Eld Energy assinam Memorando de Entendimento par...
26/06/26
Biometano
Com apoio da ABiogás e da SEMIL, USP inaugura usina de e...
26/06/26
Rio de Janeiro
PIB do estado do Rio cresce 4,2%, puxado pelo desempenho...
26/06/26
Gás Natural
Naturgy investe R$ 4,7 milhões em infraestrutura de gás ...
26/06/26
GNL
Gás natural: aprovada resolução sobre acesso aos termina...
26/06/26
Fertilizantes
Petrobras assina contratos para retomada das obras da UF...
26/06/26
Acordo
Acelen Renováveis e Trafigura assinam acordo estratégico...
26/06/26
Energy Summit
Energy Summit 2026: arena Diálogos da Transição debate p...
26/06/26
Biometano
CGOB: ANP inicia participação social sobre Informe Técnico
26/06/26
Petrobras
Lubnor, referência em asfaltos e produtos especiais come...
25/06/26
Combustíveis
Painel dinâmico da ANP mostra dados de comercialização d...
25/06/26
Combustíveis
Aumento da mistura de etanol na gasolina fortalece produ...
25/06/26
Energy Summit
Lemon Energia recebe Ouro em Sustentabilidade no Energy ...
25/06/26
Pré-Sal
Campo de Búzios supera próprio recorde e produz 1 milhão...
25/06/26
Energy Summit
ABDI destaca redução no tempo de contratação em compras ...
24/06/26
Energy Summit
Binatural conquista Energy Summit Awards e reforça prota...
24/06/26
Energy Summit
Tauil & Chequer | Mayer Brown reúne representantes da AN...
23/06/26
Internacional
Petrobras e Pemex firmam parceria para cooperação em E&P
23/06/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.