Demanda

AIE corta previsão para aumento da demanda por petróleo em 2020

Redação/Boletim SCA
15/09/2020 19:07
Visualizações: 175

A Agência Internacional de Energia (AIE) informou nesta terça-feira que cortou sua previsão para o crescimento da demanda de petróleo em 2020. A entidade menciona um caminho "traiçoeiro" à frente em meio ao enfraquecimento da confiança do mercado e um aumento no número de casos de coronavírus relatados em todo o mundo.

Em seu relatório mensal, a AIE reduziu sua perspectiva de crescimento da demanda mundial de petróleo para 91,7 milhões de barris por dia (bpd). Isso representa uma contração de 8,4 milhões de barris diários ano a ano, mais do que a contração de 8,1 milhões de barris por dia prevista no relatório de agosto.

Os preços do petróleo chegaram a cair aproximadamente 65% no primeiro trimestre e, em abril, os contratos futuros do WTI chegaram à inédita situação de operar com preços negativos. Depois, uma recuperação faz com que a commodity agora marque uma desvalorização perto de 35% no ano de 2020. Mas a AIE pontua que a recuperação está cada vez mais difícil agora.

"Esperamos que a recuperação da demanda por petróleo desacelere acentuadamente no segundo semestre de 2020, com a maioria dos ganhos já alcançados", disse a AIE. "A desaceleração econômica levará meses para se reverter completamente, enquanto certos setores, como a aviação, provavelmente não voltarão aos níveis de consumo anteriores à pandemia, mesmo no próximo ano."

Institucional

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20