Relatório

Agência Internacional de Energia revê em alta procura mundial do petróleo

A procura mundial de petróleo deverá crescer 1,3 por cento por ano até 2016, se a retoma económica se consolidar, apesar da subida dos preços do crude para além dos 100 dólares por barril, estimou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).

Redação/ Agências
16/06/2011 10:30
Visualizações: 1729
A procura mundial de petróleo deverá crescer 1,3 por cento por ano até 2016, se a retoma económica se consolidar, apesar da subida dos preços do crude para além dos 100 dólares por barril, estimou hoje a Agência Internacional de Energia (AIE).


O novo relatório anual da AIE, relativo aos mercados do petróleo e do gás natural a médio prazo, indica que um crescimento económico de 4,5 por cento por ano permitirá um aumento do consumo de 1,2 milhões de barris por dia (mbd) em média, anualmente, para chegar aos 95,3 mbd em 2016.


Isto significa que a procura mundial será superior em 0,7 mbd entre 2010 e 2015, face aos relatórios anteriores divulgados pela agência.


“O crescimento mundual da procura é exclusivamente da responsabilidade dos países que não são membros da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económicos”, o grupo dos países ricos para os quais a AIE é o “braço” da energia. Só a China representa sozinha 41 por cento do crescimento que é esperado.


Já nos países industrializados, o consumo deverá cair 0,6 por cento ou 260 mbd em média, por cada ano, embora menos do que estava anteriormente previsto.


Este cenário está no entanto recheado de incertezas. “Das repercussões da primavera árabe às consequências macroeconómicas da crise na zona euro, a incerteza permanece a palavra-chave para os mercados mundiais do petróleo e do gás”, adianta o director-geral da agência, Nobuo Tanaka.
Mais Lidas De Hoje
veja Também
Pré-Sal
Campo de Mero, no pré-sal da Bacia de Santos, recebe tec...
13/05/26
Resultado
No primeiro trimestre de 2026 Petrobras registra lucro l...
13/05/26
Biometano
CNPE fixa meta inicial de 0,5% para biometano no gás nat...
13/05/26
Mão de Obra
Setor de Óleo & Gás enfrenta apagão de talentos diante d...
13/05/26
Evento
"Mato Grosso vai se tornar a Califórnia brasileira", diz...
13/05/26
Evento
Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown realiz...
13/05/26
Combustíveis
ANP fará consulta e audiência públicas sobre serviço de ...
12/05/26
Evento
IBP promove evento em São Paulo para debater futuro da e...
12/05/26
Internacional
Nos Estados Unidos, Firjan participa do Brasil-U.S. Indu...
12/05/26
Pessoas
MODEC anuncia Yosuke Kosugi como novo CEO no Brasil
11/05/26
BOGE 2026
John Crane oferece manutenção preditiva por meio de solu...
11/05/26
Gás Natural
Compass realiza IPO na B3
11/05/26
Crise
Estreito de Ormuz, sustentabilidade e arbitragem serão d...
11/05/26
Indústria Naval
Ghenova lidera engenharia dos navios gaseiros da Ecovix ...
11/05/26
Fenasucro
Fenasucro & Agrocana abre credenciamento de visitantes p...
11/05/26
Refino
Com 385 mil m³, RNEST bate recorde de produção de diesel...
11/05/26
Combustíveis
Etanol fecha a semana em baixa e amplia pressão sobre o ...
11/05/26
Energia Elétrica
Neoenergia renova mais três concessões e anuncia investi...
08/05/26
Sustentabilidade
Prêmio Firjan de Sustentabilidade: inscrições abertas at...
08/05/26
Cobertura OTC
ANP participa de uma das maiores conferências do mundo s...
08/05/26
Firjan
Voto pela inconstitucionalidade da lei dos royalties é o...
08/05/26
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

23