Demanda

Agência Internacional de Energia (AIE) reduz previsão de demanda global por petróleo em 2016 e 2017

Dow Jones Newswires, 13/09/2016
13/09/2016 12:12
Visualizações: 78

A Agência Internacional de Energia (AIE) reduziu hoje suas previsões de demanda global por petróleo neste e no próximo ano, devido ao que classificou de demanda "cambaleante" da Ásia.

Em relatório mensal, a AIE cortou sua projeção de demanda para 2016 em 100 mil barris por dia (bpd), a 1,3 milhão de bpd. Para o próximo ano, a previsão da agência caiu em 200 mil bpd, a 1,2 milhão de bpd.

"Recentes pilares do crescimento da demanda - China e Índia - estão cambaleando", avaliou a AIE, que presta consultoria sobre políticas de energia a grandes países consumidores de petróleo. "Após mais de um ano com o petróleo operando em torno de US$ 50 por barril, os estímulos do combustível barato estão diminuindo."

Os novos dados da AIE devem intensificar o debate entre produtores de petróleo, que no final deste mês vão discutir a possibilidade de congelar a produção, em conversas informais previstas para ocorrer às margens de uma conferência de energia na Argélia.

Na China, explicou a AIE, a desacelaração econômica e a ocorrência de graves enchentes prejudicaram a demanda por combustíveis para uso industrial e transportes. Além disso, a demanda na Europa registrou sua primeira queda anual em um ano e meio, ressaltou a agência.

O relatório vem num momento em que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) mantém a produção em níveis elevados, com a Arábia Saudita ultrapassando os EUA como maior produtor mundial, segundo a AIE.

Os EUA vinham na liderança desde abril de 2014, quando a produção de óleo xisto levou o país a ultrapassar os sauditas. Desde maio, no entanto, a AIE estima que os EUA tiveram de interromper 460 mil bpd em produção de alto custo, enquanto os campos sauditas de baixo custo produziram 400 mil bpd adicionais.

Segundo a AIE, que tem sede em Paris, a produção da Arábia Saudita caiu 50 mil bpd em agosto, a 10,6 milhões de bpd. A dos EUA, por outro lado, manteve-se em 8,7 milhões de bpd em junho.

De forma geral, a produção da Opep teve leve alta de 20 mil bpd em agosto, a 33,47 milhões de barris, à medida que países do Oriente Médio continuaram a produzir em ritmo recorde, informou a AIE. A Opep, por sua, alega que sua produção caiu um pouco no mês passado.

Apenas o Kuwait manteve a produção estável em agosto, em 2,91 milhões de bpd, enquanto os Emirados Árabes Unidos elevaram sua produção em 20 mil bpd, ao patamar recorde de 3,09 milhões de bpd.

 

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

13