ANP

Acontece hoje (17/06) o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão

A sessão pública terá transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTube.

Redação TN Petróleo, Agência ANP
17/06/2025 09:01
Acontece hoje (17/06) o 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão Imagem: Divulgação ANP Visualizações: 452 (0) (0) (0) (0)

A ANP realizará hoje, 17/6, às 10h, a sessão pública do 5º Ciclo da Oferta Permanente de Concessão (OPC). O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da ANP no YouTubehttps://www.youtube.com/live/oXKotWjHgAA.

Estarão em oferta na sessão pública do 5º Ciclo da OPC 16 setores com blocos exploratórios, localizados em cinco bacias sedimentares: Parecis (terra); Foz do Amazonas, Potiguar, Santos e Pelotas (mar).

Veja os setores, na ordem em que serão licitados: https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/5o-ciclo-da-oferta-permanente-de-concessao-divulgada-a-sequencia-da-licitacao.

Ao todo, 12 empresas apresentaram declarações de interesse e garantias de oferta para esses setores. No total, há 31 empresas inscritas aptas a apresentar ofertas na sessão pública do 5º Ciclo.

As empresas que não apresentaram declarações de interesse acompanhadas de garantias de oferta poderão apresentar ofertas em consórcio com empresas que tenham declarado interesse.

Veja mais informações sobre o 5º Ciclo da OPChttps://www.gov.br/anp/pt-br/rodadas-anp/oferta-permanente/opc/5o-ciclo-da-oferta-permanente-de-concessao/5o-ciclo-oferta-permanente-concessao.

O que é a Oferta Permanente

A Oferta Permanente é a principal modalidade de licitação para exploração e produção de petróleo e gás natural no Brasil. Diferentemente das rodadas tradicionais, esse modelo permite a oferta contínua de blocos exploratórios e áreas com acumulações marginais, localizados em bacias terrestres ou marítimas.

Com isso, as empresas têm liberdade para estudar os dados técnicos das áreas e apresentar ofertas no momento que julgarem mais adequado, sem depender de prazos rígidos ou ciclos específicos de licitações. Essa flexibilidade tem tornado a Oferta Permanente um instrumento essencial para fomentar a competitividade e atratividade do setor no Brasil.

Atualmente, há duas modalidades de Oferta Permanente: Oferta Permanente de Concessão (OPC) e Oferta Permanente de Partilha da Produção (OPP), de acordo com o regime de contratação (concessão e partilha).

Saiba mais sobre a Oferta Permanentehttps://www.gov.br/anp/pt-br/rodadas-anp/oferta-permanente.

Mais Lidas De Hoje
veja Também
Santa Catarina
SCGÁS garante fornecimento de gás natural em Santa Catarina
01/08/25
Gás Natural
Algás amplia a interiorização do Gás Natural com rede pi...
01/08/25
Energia Elétrica
ONS divulga resultado do 2º Mecanismo Competitivo para c...
01/08/25
Contratos
Oil States consegue novos contratos com a Petrobras
01/08/25
Gás Natural
Gasmig reduz tarifas de gás natural para indústrias e ve...
01/08/25
Evento
O principal congresso de END & Inspeção da América Latin...
01/08/25
Brasil
Governo Trump isenta petróleo e derivados de nova tarifa...
01/08/25
Combustíveis
ANP retoma Programa de Monitoramento da Qualidade dos Co...
01/08/25
Evento
Conferência Internacional de Energias Inteligentes acont...
01/08/25
Pré-Sal
MODEC celebra 15 e 10 anos dos FPSOs MV20 e MV26
31/07/25
Biodiesel
Produção de biodiesel em MT sobe 4,64% em junho no compa...
31/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Sergipe Oil & Gas 2025 reforça protagonismo do estado na...
31/07/25
Acordo
Assinado acordo de leniência com empresas de energia e i...
31/07/25
Evento
Congresso da FIEE debate segurança energética em cenário...
31/07/25
Rio Grande do Sul
Sindienergia-RS e Países Baixos fortalecem conexões para...
30/07/25
Sergipe Oil & Gas 2025
Comquality é destaque em Painel sobre segurança de Proce...
30/07/25
Evento
Fenasucro & Agrocana promove debates sobre o futuro da m...
30/07/25
Resultado
Produção de petróleo e gás natural da Petrobras aumenta 5%
30/07/25
Refino
Com investimento de R$ 490 milhões, Refinaria de Cubatão...
30/07/25
Firjan
Em Brasília para tratar do tarifaço, Firjan se reúne com...
30/07/25
Descarbonização
Comerc chega a 500 Jornadas de Descarbonização e amplia ...
29/07/25
VEJA MAIS
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

22