Em assembleia com associados, entidade elege diretoria para o próximo biênio e discute o fortalecimento institucional com a atualização de sua missão, visão e valores
Redação TN Petróleo/AssessoriaMárcio Félix é o novo presidente da Associação Brasileira dos Produtores Independentes de Petróleo e Gás (ABPIP) para o biênio 2023/2025. A eleição foi realizada nesta terça-feira (28), no Rio de Janeiro, em Assembleia Geral Ordinária (AGO). Márcio e a nova diretoria vão tomar posse após cumpridas as formalidades legais decorrentes da eleição.
A nova direção da associação terá a missão de intensificar as discussões da agenda regulatória e contribuir com o Governo Federal nas pautas relevantes do setor. O gás natural terá espaço de destaque na agenda da entidade. A ABPIP integra o Conselho de Usuários e o Fórum do Gás e, junto ao IBP e à Abrace Energia, elaborou o Ranking das Legislações Estaduais (Relivre), ferramenta interativa para acompanhar as normas estaduais referentes à abertura do mercado livre de gás natural no Brasil.
Na AGO foi apresentado o posicionamento da Associação para os próximos 15 anos, cuja missão será fomentar o ambiente de negócios adequado à indústria de energia, a sua pluralidade e o fortalecimento sustentável das empresas independentes de exploração e produção de petróleo e gás para o desenvolvimento do setor energético. A atuação será pautada na ética, transparência, integração, simplificação, celeridade e sustentabilidade. Os associados também foram atualizados sobre os principais resultados de 2022, nos ambientes regulatório, parlamentar e de comunicação.
Perfil - Márcio Félix é CEO da Energy Platform (EnP). Com vasta experiência no setor energético, especialmente petróleo, gás e biocombustíveis, tanto em empresas privadas como no setor público. Márcio foi secretário estadual de Desenvolvimento Econômico do Espírito Santo, no período de 2010 a 2012. Em Brasília, atuou no Ministério de Minas e Energia, de 2016 a 2019, como secretário de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e também como secretário executivo, tendo ocupado como tal a função de Ministro Interino. Márcio foi diretor do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (IBP) e atualmente é vice-presidente executivo da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (Onip).
Além de Márcio Félix, compõem a Diretoria e Conselho Fiscal da entidade para o biênio 2023/2025:
Diretoria
Presidente – Márcio Félix (EnP)
Vice-presidente – João Vitor Moreira (PetroReconcavo)
Diretora Titular – Luciana Borges (Maha Energy Holding)
Diretor Titular - Leonardo Monteiro Caldas (Perenco)
Diretor Titular – Rachid Felix (3R Petroleum)
Diretora Suplente - Lívia Valverde Almeida Santos Carvalho (Geopark)
Diretor Suplente - Frederico Fabiano Oliveira (Alvopetro)
Conselho Fiscal
Conselheiro Fiscal Titular – Clarindo Caetano (Mandacaru)
Conselheira Fiscal Titular – Marco Túlio (Origem)
Conselheiro Fiscal Suplente – Tiago Toller (Seacrest)
Fale Conosco
21