Espírito Santo

ABM abre inscrições para a 12ª edição do Seminário de Automação

Inteligência computacional, gestão da automação, simulação e otimização de processos industriais, entre outros fatores que asseguram a melhoria da produtividade e a segurança operacional das usinas, estão entre os temas de discussão do 12º Seminário de Automação, que a ABM realizará

ABM
22/09/2008 16:27
Visualizações: 263

Inteligência computacional, gestão da automação, simulação e otimização de processos industriais, entre outros fatores que asseguram a melhoria da produtividade e a segurança operacional das usinas, estão entre os temas de discussão do 12º Seminário de Automação, que a ABM - Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração realizará entre os dias 1º e 3 de outubro, em Vitória (ES).

 

A programação técnica prevê a apresentação de 41 trabalhos empresariais e acadêmicos sobre a Tecnologia Wireless, Tecnologia da Informação Aplicada, MES / LIMS / PIMS / RtPM, Sistemas de Suporte e Apoio à Manutenção e Tratamento de Imagem, entre outros.

 

Também estão previstas três palestras especiais. No primeiro dia do evento, o Prof. João Antonio Zuffo (Poli/USP) falará sobre ‘Flagrantes da Vida no Futuro: Desafios Científicos, Tecnológicos,  Éticos e Morais de uma Sociedade Tecnotrônica’.

 

No dia 2, os temas serão: ‘Gerenciamento de Riscos em Projetos, segundo abordagem do PMI’, a cargo do Prof. Rodrigo F. Espírito Santo (Fundação Dom Cabral), e ‘Projetos de Aplicações de Robótica de Universidade Federal do Espírito Santo’, com o Prof. Dr. Teodiano Bastos Filho (UFES).

 

No dia 3, será realizado o curso ‘Sistema Wireless em Automação Industrial’, ministrado pelos engenheiros André Riyutti Hirakawa, professor doutor da Universidade de São Paulo, e Paulo Roberto Pedroso de Oliveira, mestre em Tecnologia da Informação. O curso é direcionado a engenheiros, técnicos, estudantes e profissionais atuantes ou interessados na tecnologia de comunicação sem-fio.

 

Também na sexta-feira, 3, está prevista visita técnica à planta da ArcelorMittal Tubarão, localizada no município de Serra (ES). Paralelamente ao Seminário acontece exposição com produtos, serviços e literatura técnica dos patrocinadores.

 

A comissão organizadora do 12º Seminário de Automação de Processos é formada por profissionais das seguintes empresas: ArcelorMittal (Tubarão, Timóteo e Monlevade), Vale, Usiminas, Cosipa, V&M do Brasil, Gerdau Açominas, CSN, Samarco Mineração, Siemens VAI, Jahgor Automação e Unitech.

 

Inscrições e informações adicionais na página do evento:
http://www.abmbrasil.com.br/seminarios/automacao/2008/

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

19