Gás Natural

Abegás realiza evento para debater uso do gás em mobilidade urbana após abertura do setor

Segunda edição de seminário internacional será realizada nos dias 24 e 25 de outubro, no Rio de Janeiro.


21/10/2019 21:27
Visualizações: 352

A Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás) realiza nos dias 24 e 25 de outubro, no Rio de Janeiro, a segunda edição do 'Seminário Internacional – Mobilidade a Gás Natural: A Solução para o Brasil'.

O evento vai reunir empresários do setor automotivo e transportes, representantes do governo, agentes fomentadores de políticas públicas, associações do setor, pesquisadores, concessionárias de gás canalizado, consultores e profissionais interessados no tema.

Institucional

"Com as medidas de abertura do setor de gás natural, o País precisa discutir medidas efetivas para aliar oferta e demanda. Com o aumento da produção do Pré-Sal, e a importação em bases competitivas, o Brasil tem que criar demanda firme e aproveitar todo esse potencial. O uso desse insumo na mobilidade urbana, estamos certos, é um dos passos concretos que vai estimular o interesse dos agentes de mercado", afirma o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon.

“O ministro Bento Albuquerque (MME) já sinalizou que o uso do gás em veículos de frete pode ser um dos destinos para o aumento da oferta decorrente do chamado ‘Novo Mercado de Gás’. Queremos que o País avance nessa discussão e crie uma agenda estruturada para fomentar essas políticas públicas. O mercado está pronto para investir. É preciso que os governos façam um trabalho coordenado e deem segurança para esses investimentos", diz Salomon.

De acordo com o Diretor de Estratégia e Mercado da Abegás, Marcelo Mendonça, a indústria automotiva está plenamente desenvolvida para fornecer veículos, equipamentos e peças para essa transição. "O Brasil não precisa inventar novas soluções. Basta olhar as referências internacionais: Estados Unidos, Espanha e Colômbia são alguns dos muitos países que vêm substituindo o diesel, muito mais poluente, pelo gás natural, por diversos fatores: economia, redução das emissões de GEE (gases causadores do efeito estufa), redução do nível de ruído em áreas urbanas”, explica Mendonça.

“Na Europa e na América do Norte, uma das medidas para incentivar o uso do gás natural em caminhões e ônibus são os corredores logísticos, com postos de abastecimento preparados para veículos de carga. Essa medida é perfeitamente viável em corredores como a Via Dutra ou no sistema que liga a Baixada Santista aos polos industriais nos arredores de Campinas”, complementa Mendonça.

A iniciativa conta com patrocínio master da Fundação Naturgy e patrocínio platinum da Comgás. Também patrocinam o evento quatro empresas da indústria automotiva (Cummins, Fiat, Landirenzo Group e MAT) e outras três empresas distribuidoras de gás canalizado (BahiaGás, Compagas e MSGás). A iniciativa conta com o apoio das seguintes instituições: Abiogás (Associação Brasileira do Biogás), AEA (Associação Brasileira da Engenharia Automotiva), Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), AHK São Paulo (Câmara Brasil-Alemanha de São Paulo) e NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos).

Serviço

II Seminário de Mobilidade a Gás Natural - A solução para o Brasil

Data: 24 e 25 de outubro de 2019

Local: Hotel Hilton Copacabana (Av. Atlântica, 1020, Copacabana - Rio de Janeiro - RJ).

Programação: https://www.abegas.org.br/news/ii-seminario-internacional-mobilidade-a-gas-natural#sc-tabs-1569013584423

Informações: www.abegas.org.br | eventos@abegas.org.br | (21) 3970-1008 | (21) 3970-1001

Mais Lidas De Hoje
Veja Também
Newsletter TN

Fale Conosco

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que você concorda com a nossa política de privacidade, termos de uso e cookies.

20