A ABB, empresa de energia e automação, foi a responsável por concretizar pela primeira vez no país a venda do seccionador elétrico Cable Cabinet HDC-A. A operação se deu por meio de negociações da EPCista K2 do Brasil com a operadora de serviços portuários Tecon Salvador.
Adilson Andreotti, account manager EPC & Small Integrators da ABB no Brasil, explica que, atualmente, os equipamentos RTGs (Rubber Tire Gantry Cranes) utilizados nos portos brasileiros para movimentação de contêineres funcionam por geradores a diesel, emitindo gases poluentes na atmosfera. Ao analisar este cenário, o Tecon juntamente com a K2 do Brasil desenvolveram um sistema de alimentação em AT e BT para os primeiros RTGs elétricos no Brasil e América Latina, os quais estão implementados hoje no pátio do Tecon Salvador.
“Desta forma , a ABB forneceu diversos equipamentos para EPCista, desde baixa até alta tensão, para compor o sistema. Dentre eles, está o Cable Cabinet HDC-A, que foi importado da Suécia especialmente para o projeto”, afirma.
Para Jairo Kobe, diretor-presidente da K2 do Brasil, esse projeto 100% elétrico possui um diferencial fundamental para atender à nova tendência do setor portuário do país. “A intenção é que os portos atualizem ou modifiquem seus equipamentos para sistemas de tecnologias mais avançadas”, afirma. “Este ano será de expansão e melhorias em infraestrutura, inclusive nos terminais portuários, com grande tendência nas mudanças no conceito de movimentação de contêineres de maneira sustentável e limpa”, analisa.